A Música como Recurso Pedagógico no Processo de Ensino/Aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Almeida Golvêa, Eder José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T19:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T19:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/896-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino/Aprendizagem através da Músicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972178-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo trata-se de um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre a utilização da música como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oportunizando uma nova abordagem lúdica em sala de aula. A música, no ensino de Ciências, alinhada a objetivos bem traçados, pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando, transformando o senso comum em conhecimento científico. Para isso, faz-se necessário também valorizar a cultura na qual o aluno está inserido, para que ele possa construir os saberes por meio das relações com a música. A partir do contexto apresentado, este texto apresenta trechos de um projeto de pesquisa que teve como objetivo investigar as percepções de alunos matriculados no 2º, 3º,4º e 5º ano, em duas escolas da Rede Municipal de Educação, do município de São Paulo de Olivença – Am, descrevendo sobre o uso da música como recurso pedagógico no Ensino de Ciências em sala de aula. A metodologia utilizada para a constituição e análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016), com o objetivo de analisar qualitativamente informações textuais e discursivas. Por meio das análises, constatou-se a relevância da música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, e a sua importância no desenvolvimento do aluno, bem como a motivação para o aprender, um engajamento maior e mais ativo dos alunos em sala de aula, e a sensação de um ambiente mais alegre e agradável.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent685 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleA Música como Recurso Pedagógico no Processo de Ensino/Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.