Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Almeida Golvêa, Eder José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T19:31:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T19:31:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/896 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino/Aprendizagem através da Música | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972178 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo trata-se de um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre a utilização da música como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oportunizando uma nova abordagem lúdica em sala de aula. A música, no ensino de Ciências, alinhada a objetivos bem traçados, pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando, transformando o senso comum em conhecimento científico. Para isso, faz-se necessário também valorizar a cultura na qual o aluno está inserido, para que ele possa construir os saberes por meio das relações com a música. A partir do contexto apresentado, este texto apresenta trechos de um projeto de pesquisa que teve como objetivo investigar as percepções de alunos matriculados no 2º, 3º,4º e 5º ano, em duas escolas da Rede Municipal de Educação, do município de São Paulo de Olivença – Am, descrevendo sobre o uso da música como recurso pedagógico no Ensino de Ciências em sala de aula. A metodologia utilizada para a constituição e análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016), com o objetivo de analisar qualitativamente informações textuais e discursivas. Por meio das análises, constatou-se a relevância da música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, e a sua importância no desenvolvimento do aluno, bem como a motivação para o aprender, um engajamento maior e mais ativo dos alunos em sala de aula, e a sensação de um ambiente mais alegre e agradável. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 685 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso Pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A Música como Recurso Pedagógico no Processo de Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons