Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, Yannka Penha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T15:28:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T15:28:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação yannka moreira mestrado.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972169 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo educacional de RPG em tabuleiro intitulado "JORNADA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA – JOGANDO COM O FAMILIAR E O ESTRANHO", concebido como parte integrante do Mestrado Profissional em Sociologia. O jogo, baseado nos contos indígenas de Daniel Munduruku, foi criado com o intuito de proporcionar uma abordagem lúdica e participativa para o ensino da sociologia, utilizando o RPG (Role-Playing Game) como metodologia ativa. A escolha do formato de jogo de tabuleiro como ferramenta educacional foi motivada pela necessidade de engajar os alunos de maneira interativa e imersiva, desafiando os paradigmas tradicionais de aprendizado e enfatizando o reconhecimento e valorização da alteridade. Ao explorar as lendas e mitos indígenas de alguns povos, o jogo incentiva os alunos a conhecerem mais sobre o “outro”, a entenderem o mundo através de elementos culturais diferentes daqueles com os quais estão mais familiarizados. Isso não apenas amplia o horizonte de compreensão, mas também os sensibiliza para as realidades das diversas sociedades. Paralelamente, em uma perspectiva sociointeracionista, o jogo visa estimular a sofisticação do "Self" do aluno, pois eles são incentivados a refletir sobre suas próprias identidades, valores e responsabilidades dentro de uma sociedade plural. O jogo, portanto, estimula os educandos em discussões significativas sobre suas próprias percepções, preconceitos e privilégios, encorajando uma maior consciência de si mesmos e do mundo ao seu redor quando colocados em um outro papel ativo na resolução de problemas e na tomada de decisões, através dos olhos de um personagem. O trabalho se justifica pela necessidade de promover o respeito e apreciação das diferenças étnicas e culturais, especialmente no que diz respeito à questão indígena no Brasil. Este trabalho, portanto, tem o propósito de despertar o interesse em utilizar o produto educacional, promovendo experiências enriquecedoras para estudantes e professores em sala de aula (ou fora dela). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,7mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | pt_BR |
Título: dc.title | METOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: RPG EM TABULEIRO JORNADA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA - JOGANDO COM O FAMILIAR E O ESTRANHO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO YANNKA MOREIRA MESTRADO.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972169/2/DISSERTAÇÃO YANNKA MOREIRA MESTRADO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons