METOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: RPG EM TABULEIRO JORNADA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA - JOGANDO COM O FAMILIAR E O ESTRANHO.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Yannka Penha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T15:28:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T15:28:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherdissertação yannka moreira mestrado.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972169-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo educacional de RPG em tabuleiro intitulado "JORNADA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA – JOGANDO COM O FAMILIAR E O ESTRANHO", concebido como parte integrante do Mestrado Profissional em Sociologia. O jogo, baseado nos contos indígenas de Daniel Munduruku, foi criado com o intuito de proporcionar uma abordagem lúdica e participativa para o ensino da sociologia, utilizando o RPG (Role-Playing Game) como metodologia ativa. A escolha do formato de jogo de tabuleiro como ferramenta educacional foi motivada pela necessidade de engajar os alunos de maneira interativa e imersiva, desafiando os paradigmas tradicionais de aprendizado e enfatizando o reconhecimento e valorização da alteridade. Ao explorar as lendas e mitos indígenas de alguns povos, o jogo incentiva os alunos a conhecerem mais sobre o “outro”, a entenderem o mundo através de elementos culturais diferentes daqueles com os quais estão mais familiarizados. Isso não apenas amplia o horizonte de compreensão, mas também os sensibiliza para as realidades das diversas sociedades. Paralelamente, em uma perspectiva sociointeracionista, o jogo visa estimular a sofisticação do "Self" do aluno, pois eles são incentivados a refletir sobre suas próprias identidades, valores e responsabilidades dentro de uma sociedade plural. O jogo, portanto, estimula os educandos em discussões significativas sobre suas próprias percepções, preconceitos e privilégios, encorajando uma maior consciência de si mesmos e do mundo ao seu redor quando colocados em um outro papel ativo na resolução de problemas e na tomada de decisões, através dos olhos de um personagem. O trabalho se justifica pela necessidade de promover o respeito e apreciação das diferenças étnicas e culturais, especialmente no que diz respeito à questão indígena no Brasil. Este trabalho, portanto, tem o propósito de despertar o interesse em utilizar o produto educacional, promovendo experiências enriquecedoras para estudantes e professores em sala de aula (ou fora dela).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectculturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRPGpt_BR
Título: dc.titleMETOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: RPG EM TABULEIRO JORNADA DOS GUARDIÕES DA FLORESTA - JOGANDO COM O FAMILIAR E O ESTRANHO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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