
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UniFOA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Felicio, Camila | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ivanete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T13:40:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T13:40:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FILMES INFANTIS COMO ESTRATÉGIA PARA A AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE: AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO PIBID VOLTA REDONDA 2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972166 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo trata do desenvolvimento de um Produto Educacional que tem como principal objetivo elaborar uma sequência didática que utiliza filmes infantis como estratégia de ensino, que contribuirá na amplificação do conceito de consumo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, entende-se que tal produto possibilitará uma transposição didática para a discussão de uma educação ambiental crítica. Para alcançar esse resultado, utilizou-se o seguinte percurso metodológico: a) revisão integrativa para levantar evidências que contribuíram para análises acerca de como vem sendo trabalhada a Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental; b) elaboração de uma sequência didática que respondessem às lacunas sobre o conteúdo aplicado nas escolas; c) construção de um sítio eletrônico para hospedar o Produto Educacional; d) apresentação do protótipo do Produto Educacional para os Pibidianos, com objetivo de reelaboração colaborativa; e) reajustes no Produto Educacional para a etapa de validação – com a participação dos estudantes; f) validação realizada por professores da educação básica que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a sequência didática contribuiu para a discussão da temática, alicerçada nos princípios de Paulo Freire e articulada às ideias de educação sociointeracionista de Vygotsky. Pode-se inferir que o Produto Educacional desenvolvido pode contribuir com a práxis docente, atendendo, assim, ao que preconiza os documentos que orientam os currículos da educação básica, inclusive, suprindo a necessidade de complementação de lacunas na concretização de conceitos articulados à sustentabilidade e ao consumo consciente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,25Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Crítica; Ensino Fundamental; Formação Docente; Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | FILMES INFANTIS COMO ESTRATÉGIA PARA A AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE: AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO PIBID | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MECSMA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: