Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARDINI, VANESSA SEVERINO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, JOÃO COELHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T13:16:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T13:16:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | MANUAL DE ATIVIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972164 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A alfabetização não é um processo simples em que a criança apenas assimila e se apropria das estruturas ortográficas da língua. É, pois um ato complexo, contínuo e árduo de produção e compreensão de sentidos, no qual os processos psicológicos superiores como a atenção, a concentração e o controle inibitório são mobilizados, na medida em que a criança “codifica e decodifica os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas e letras)” (Brasil, 2017, p. 89-90). Sendo um dos transtornos mais comuns da infância, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, doravante TDAH, é comumente detectável no contexto escolar, sendo considerado preocupante pelos educadores, principalmente na etapa da alfabetização, tendo em vista que a criança, com frequência, apresenta, durante a aquisição dos processos de leitura e de escrita, problemas de aprendizagem e/ou desempenho escolar, inferior para a sua idade ou série. A criança com TDAH, conforme afirma Barkley (2022) possui dificuldades de sustentar e autorregular a sua atenção, frente a estímulos que sejam passivos ou pouco gratificantes, de modo a apresentarem um ritmo e comportamentos inconsistentes e instáveis durante o processo de aprendizagem. Deste modo, alunos com TDAH podem apresentar dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, por apresentarem comprometimento nas funções executivas, o que gera déficits nas relações entre memória de trabalho visoespacial e verbal (Rohde et al, 2019) e, consequentemente, falhas na decodificação fonológica, durante a aquisição dos processos de leitura e de escrita. Logo, para que a criança com TDAH faça uso competente das práticas de linguagem de leitura e escrita, é necessário que sejam possibilitadas situações de aprendizagem, bem como estratégias e recursos que levem em consideração a vivência concreta e real da aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, a utilização, a adaptação ou elaboração de materiais de recursos didáticos para alunos com o transtorno é de suma importância, tendo em vista que se constituem como importantes instrumentos para impulsionar e promover a alfabetização no contexto escolar. De acordo com Freitas (2007) os recursos ou tecnologias educacionais podem ser utilizados para mediar, estimular a aprendizagem e aproximar o aluno dos componentes curriculares em estudo. Esses são todas e quaisquer ferramentas audiovisuais e, que podem ser utilizadas em procedimentos de ensino, desde as mais tradicionais, como o quadro de giz, mapas, ábaco às mais modernas, interativas e tecnológicas como os celulares, computadores, tablet entre outros. Em suma, oportunizam a transposição dos saberes e dos conhecimentos escolares de modo significativo, possibilitando ao aluno, durante o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, refletir, levantar hipóteses e adquirir competências e habilidades linguístico-ortográficas. Desse modo, este Manual foi elaborado com o objetivo de auxiliar os docentes no processo de alfabetização de crianças com TDAH, contemplando atividades com ênfase na consciência fonológica, fluência leitora, ampliação do vocabulário e compreensão textual, habilidades essenciais para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita. Todo o conteúdo foi pensado para atender às especificidades de alunos TDAH, mediante a proposição de recursos didáticos e estratégias que são dinâmicas, interativas e motivadoras. Assim, o Manual se apresenta como uma importante ferramenta prática e teórica para apoiar os professores no planejamento e na realização de práticas pedagógicas que garantam um ensino significativo e inclusivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,7 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TDAH | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manual de atividades | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL DE ATIVIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VANESSA SEVERINO BARDINI.pdf | 11,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972164/2/VANESSA SEVERINO BARDINI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons