MANUAL DE ATIVIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARDINI, VANESSA SEVERINO-
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, JOÃO COELHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T13:16:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T13:16:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL DE ATIVIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972164-
Resumo: dc.description.abstractA alfabetização não é um processo simples em que a criança apenas assimila e se apropria das estruturas ortográficas da língua. É, pois um ato complexo, contínuo e árduo de produção e compreensão de sentidos, no qual os processos psicológicos superiores como a atenção, a concentração e o controle inibitório são mobilizados, na medida em que a criança “codifica e decodifica os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas e letras)” (Brasil, 2017, p. 89-90). Sendo um dos transtornos mais comuns da infância, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, doravante TDAH, é comumente detectável no contexto escolar, sendo considerado preocupante pelos educadores, principalmente na etapa da alfabetização, tendo em vista que a criança, com frequência, apresenta, durante a aquisição dos processos de leitura e de escrita, problemas de aprendizagem e/ou desempenho escolar, inferior para a sua idade ou série. A criança com TDAH, conforme afirma Barkley (2022) possui dificuldades de sustentar e autorregular a sua atenção, frente a estímulos que sejam passivos ou pouco gratificantes, de modo a apresentarem um ritmo e comportamentos inconsistentes e instáveis durante o processo de aprendizagem. Deste modo, alunos com TDAH podem apresentar dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, por apresentarem comprometimento nas funções executivas, o que gera déficits nas relações entre memória de trabalho visoespacial e verbal (Rohde et al, 2019) e, consequentemente, falhas na decodificação fonológica, durante a aquisição dos processos de leitura e de escrita. Logo, para que a criança com TDAH faça uso competente das práticas de linguagem de leitura e escrita, é necessário que sejam possibilitadas situações de aprendizagem, bem como estratégias e recursos que levem em consideração a vivência concreta e real da aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, a utilização, a adaptação ou elaboração de materiais de recursos didáticos para alunos com o transtorno é de suma importância, tendo em vista que se constituem como importantes instrumentos para impulsionar e promover a alfabetização no contexto escolar. De acordo com Freitas (2007) os recursos ou tecnologias educacionais podem ser utilizados para mediar, estimular a aprendizagem e aproximar o aluno dos componentes curriculares em estudo. Esses são todas e quaisquer ferramentas audiovisuais e, que podem ser utilizadas em procedimentos de ensino, desde as mais tradicionais, como o quadro de giz, mapas, ábaco às mais modernas, interativas e tecnológicas como os celulares, computadores, tablet entre outros. Em suma, oportunizam a transposição dos saberes e dos conhecimentos escolares de modo significativo, possibilitando ao aluno, durante o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, refletir, levantar hipóteses e adquirir competências e habilidades linguístico-ortográficas. Desse modo, este Manual foi elaborado com o objetivo de auxiliar os docentes no processo de alfabetização de crianças com TDAH, contemplando atividades com ênfase na consciência fonológica, fluência leitora, ampliação do vocabulário e compreensão textual, habilidades essenciais para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita. Todo o conteúdo foi pensado para atender às especificidades de alunos TDAH, mediante a proposição de recursos didáticos e estratégias que são dinâmicas, interativas e motivadoras. Assim, o Manual se apresenta como uma importante ferramenta prática e teórica para apoiar os professores no planejamento e na realização de práticas pedagógicas que garantam um ensino significativo e inclusivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTDAHpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual de atividadespt_BR
Título: dc.titleMANUAL DE ATIVIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons