Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Simone Nunes Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza Júnior, Arlindo José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T12:32:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T12:32:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Simone Nunes Vieira Garcia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto é fruto da dissertação de mestrado intitulado “A Importância do PIBID no processo de formação de professores durante o desenvolvimento do subprojeto de matemática em uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais”. O estudo registrado na dissertação foi produzido durante a participação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da professor Dr. Arlindo José de Souza Junior. O objetivo do estudo foi verificar quais foram as contribuições do PIBID para a formação dos professores participantes do subprojeto de matemática (licenciandos e professor supervisor) em diferentes momentos de ensino. Para alcançar os objetivos do estudo, abordou-se um pouco da história da Educação Matemática, desde a sua consolidação como uma subárea da matemática e da educação e o seu surgimento no Brasil, com o propósito de discutir sobre o ensino e a aprendizagem de matemática. Tratou-se da formação de professores nas pesquisas, apresentando a formação de professores apoiados em um pensar do que é e como ocorre a formação docente segundo alguns autores, como Nóvoa (2009), Lima (2001), Canário (1998), D’Ambrosio (1996), Perrenoud (2001), Schön (1992), Moretti (2007), Freire (1996), Fiorentini (1999), Imbernón (2006), Moura (2000), Cortella (2000). O estudo foi desenvolvido em uma escola pública estadual da cidade de Uberlândia/MG, com 858 alunos e que oferta do 1º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, com faixa etária entre 6 e 18 anos, no ano de 2017. Para tanto, contamos com a colaboração de dois professores que supervisionaram o subprojeto na instituição e 5 (cinco) licenciandos. A intenção desse produto é possibilitar à comunidade matemática algumas propostas de ensino que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático, por meio de metodologias pedagógicas diferenciadas como: monitoria aos alunos; oficinas de cubo mágico, construção de jogos digitais, robótica educacional e preparação para OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Espera-se que o estudo e seu produto contribuam tanto para a formação inicial quanto para a continuada de professores de Matemática, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica. Por meio do presente estudo, foi possível vivenciar as ações formativas que o PIBID proporcionou a todos os envolvidos, licenciandos, professor supervisor e pesquisadora. As atividades propostas por meio de oficinas pedagógicas oportunizaram aos licenciandos valerem-se de metodologias de ensino não convencionais, diferentes das utilizadas pelos professores regentes das turmas, despertando um maior interesse dos alunos envolvidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 277 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | olimpíadas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | pt_BR |
Título: dc.title | A Importância do PIBID no processo de formação de professores durante o desenvolvimento do subprojeto de matemática em uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Simone Nunes Vieira Garcia.pdf | Produto Educacional - Simone Nunes Vieira Garcia | 276,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972162/2/Produto Educacional - Simone Nunes Vieira Garcia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons