Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Marcelo Batista de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Auth, Milton Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T11:33:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T11:33:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Marcelo Batista de Freitas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para estudar o meio ambiente, faz-se necessário compreender que a interferência dos seres humanos nos ciclos naturais têm provocado sérios desequilíbrios ambientais, permeados pelo crescimento acelerado da população, a concentração nos meios urbanos e o aumento do consumismo. Cabe à escola trabalhar a formação dos educandos, sensibilizando-os quanto a essa problemática que requer ações efetivas na conservação do ambiente em que vivemos. Nesta perspectiva, foi elaborada/desenvolvida uma sequência didática, relacionada ao conteúdo Eletroquímica, contextualizada com o foco no descarte de rejeitos eletroeletrônicos, como pilhas e baterias. Essa contextualização é importante, pois aborda problemas ambientais e de saúde, resultantes de atividades humanas com o descarte dos rejeitos eletroeletrônicos. Neste sentido, o presente trabalho terá enfoque na relação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) juntamente com a Educação Ambiental, uma vez que o ensino em CTS busca interagir o conhecimento dos alunos com as problemáticas vividas no seu cotidiano. A Educação Ambiental pode contribuir expressivamente para proporcionar uma postura mais crítica deste aluno em sua formação quanto ao próprio exercício da cidadania. O trabalho pode ser realizado nas escolas, de nível médio, por meio de questionários, leituras, vídeos, debates, pesquisas, aula de campo, atividades práticas e escritas, visando desenvolver medidas direcionadas para estimular reflexões e mudanças de atitudes individuais com ações para compreender e/ou minimizar a problemática da realidade de destruição ambiental. Essa sequência didática tem por finalidade trabalhar a história sobre o lixo eletroeletrônico e seus impactos ocasionados no meio ambiente e na sociedade; realizar estudos e ações voltadas para conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de dar uma destinação correta às pilhas e baterias usadas, reduzindo a quantidade das mesmas que são lançadas no meio ambiente; dar destinação adequada, através de parcerias (como correios), para as pilhas arrecadadas; conhecer e/ou reconhecer problemas ambientais advindos de atividades humanas, como desequilíbrios ambientais; realizar ações voltadas para criar soluções para reduzir os problemas ambientais. Nesse sentido, apresentamos uma visão mais geral da sequência didática a partir de um resumo de atividades desenvolvidas, evidenciando para cada momento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 904 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | eletroquímica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | resíduos eletroeletrônicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática e a Eletroquímica com foco no descarte de Pilhas e Baterias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Marcelo Batista de Freitas.pdf | Produto Educacional - Marcelo Batista de Freitas | 903.27 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972161/2/Produto Educacional - Marcelo Batista de Freitas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons