Sequência Didática e a Eletroquímica com foco no descarte de Pilhas e Baterias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Marcelo Batista de-
Autor(es): dc.contributor.authorAuth, Milton Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T11:33:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T11:33:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Marcelo Batista de Freitaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972161-
Resumo: dc.description.abstractPara estudar o meio ambiente, faz-se necessário compreender que a interferência dos seres humanos nos ciclos naturais têm provocado sérios desequilíbrios ambientais, permeados pelo crescimento acelerado da população, a concentração nos meios urbanos e o aumento do consumismo. Cabe à escola trabalhar a formação dos educandos, sensibilizando-os quanto a essa problemática que requer ações efetivas na conservação do ambiente em que vivemos. Nesta perspectiva, foi elaborada/desenvolvida uma sequência didática, relacionada ao conteúdo Eletroquímica, contextualizada com o foco no descarte de rejeitos eletroeletrônicos, como pilhas e baterias. Essa contextualização é importante, pois aborda problemas ambientais e de saúde, resultantes de atividades humanas com o descarte dos rejeitos eletroeletrônicos. Neste sentido, o presente trabalho terá enfoque na relação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) juntamente com a Educação Ambiental, uma vez que o ensino em CTS busca interagir o conhecimento dos alunos com as problemáticas vividas no seu cotidiano. A Educação Ambiental pode contribuir expressivamente para proporcionar uma postura mais crítica deste aluno em sua formação quanto ao próprio exercício da cidadania. O trabalho pode ser realizado nas escolas, de nível médio, por meio de questionários, leituras, vídeos, debates, pesquisas, aula de campo, atividades práticas e escritas, visando desenvolver medidas direcionadas para estimular reflexões e mudanças de atitudes individuais com ações para compreender e/ou minimizar a problemática da realidade de destruição ambiental. Essa sequência didática tem por finalidade trabalhar a história sobre o lixo eletroeletrônico e seus impactos ocasionados no meio ambiente e na sociedade; realizar estudos e ações voltadas para conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de dar uma destinação correta às pilhas e baterias usadas, reduzindo a quantidade das mesmas que são lançadas no meio ambiente; dar destinação adequada, através de parcerias (como correios), para as pilhas arrecadadas; conhecer e/ou reconhecer problemas ambientais advindos de atividades humanas, como desequilíbrios ambientais; realizar ações voltadas para criar soluções para reduzir os problemas ambientais. Nesse sentido, apresentamos uma visão mais geral da sequência didática a partir de um resumo de atividades desenvolvidas, evidenciando para cada momento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent904 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteletroquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresíduos eletroeletrônicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Título: dc.titleSequência Didática e a Eletroquímica com foco no descarte de Pilhas e Bateriaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons