Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Vale do Taquari - Univates | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Antunes, Maria de Fátima Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giongo, Ieda Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Agapito, Francisca Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-30T23:03:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-30T23:03:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.univates.br/ppgece/media/pdf/2023/doutorado/maria_de_fatima_nunes_antunes.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | O MOVIMENTO DOS ESTUDOS DE AULA COM ENFOQUE NA GEOMETRIA ESPACIAL DIRECIONADA À CULTURA SURDA: PROPOSIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972155 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE) em forma de vídeo diz respeito à metodologia de formação continuada de docentes, denominada “Estudo de Aulas”, na perspectiva de Blanco-Álvarez e Castellanos (2017) e Blanco-Álvarez (2022), como potencializadora dos processos de ensino da geometria espacial, para estudantes surdos dos anos iniciais. A referida metodologia contou com intersecções do GeoGebra como uma Tecnologia Assistiva (TA)1 para alunos não ouvintes da sala de aula da rede comum de ensino2 . O trabalho está vinculado à Tese de Doutoramento em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari – Univates –, localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul, Brasil e intitulada – Surdos, tecnologias assistivas e estudos de aula: uma perspectiva etnomatemática em foco. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
Título: dc.title | O MOVIMENTO DOS ESTUDOS DE AULA COM ENFOQUE NA GEOMETRIA ESPACIAL DIRECIONADA À CULTURA SURDA: PROPOSIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons