MEDIDAS DE DISPERSÃO NA PRÁTICA: Um Guia Experimental para o Ensino Médio na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, KENNEDY QUARESMA-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, ROBERTO PAULO BIBAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T16:38:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T16:38:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherMedidas de dispersão na prática: um guia experimental para o ensino médio na Capital Mundial do Açaípt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972151-
Resumo: dc.description.abstractO referido Produto Educacional foi desenvolvido como resultado de uma Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), intitulada “O Ensino de Medidas de Dispersão por Atividades Experimentais: Um estudo na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PA”, de autoria de Pereira (2025) que está disponível em xxxxxxxxx, com livre acesso. Onde tivemos o objetivo de apontar as potencialidades didáticas de um conjunto de atividades experimentais para o ensino-aprendizagem de Medidas de Dispersão para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do ensino regular da cidade de Igarapé-Miri no estado do Pará. Tivemos como apoio teórico na produção da dissertação e do produto educacional, os pressupostos teóricos da Didática da Matemática Francesa, em relação a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Guy Brousseau (1986), e a Engenharia didática como um aporte teórico-metodológico conforme Michele Artigue (1996), e as Atividades Experimentais desenvolvido por Sá (2009). Quando for necessário o leitor pode estudar e aprofundar o capitulo 1 que gerou esse produto educacional, onde pode-se compreender as considerações de Sá (2009) relacionada a construção das Atividades Experimentais para o ensino de Medida de Dispersão, e as concepções dos teóricos da Didática francesa, como Brousseau (1986) e Artigue (1996) relacionado a aplicação da Atividade Experimental e das interações entre professor e aluno que ocorrem em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3803pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedidas de dispersãopt_BR
Título: dc.titleMEDIDAS DE DISPERSÃO NA PRÁTICA: Um Guia Experimental para o Ensino Médio na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais