O ENSINO DE MEDIDAS DE DISPERSÃO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: Um estudo na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Kennedy Quaresma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T16:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T16:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE MEDIDAS DE DISPERSÃO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UM ESTUDO NA “CAPITAL MUNDIAL DO AÇAÍ”, IGARAPÉ-MIRI/PАpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972150-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem sobre Medidas de Dispersão: Desvio Médio, Variância e Desvio Padrão. A pesquisa realizada é de caráter quantitativa e qualitativa. O texto vai apresentar um relatório final da aplicação de uma sequência didática para o ensino das Medidas de Dispersão em uma escola pública de Ensino Médio no Município de Igarapé-Miri/PA, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino Profissional de Matemática. Foi realizada uma Revisão de Literatura em torno das Medidas de tendência central e de Dispersão. A partir da análise desses trabalhos, identificamos as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dessas Medidas. O objeto de estudo está centrado em uma sequência didática para o ensino-aprendizagem das Medidas de Dispersão e a partir do diálogo com a literatura da área, foi adotado a seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades de uma Atividade Experimental para o ensinoaprendizagem das Medidas de Dispersão? Em termos metodológicos, a pesquisa foi organizada a partir da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008), Engenharia Didática proposta por Michele Artigue (1996) e das atividades experimentais, que é constructo teórico de Sá (2009), acerca da elaboração de Atividades Experimentais e com diálogos com base na revisão de literatura e o estudo do objeto matemático elaboramos três Atividades Experimentais. A aplicação do método de pesquisa consiste nas seguintes etapas: Teste Diagnostico, Oficina de Conhecimentos Prévios, aplicação das Atividades Experimentais e Teste de Verificação de Aprendizagem. A aplicação da Sequência Didática foi destinada para alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de Igarapé-Miri, que por meio das nossas análises a posteriori das resoluções dos alunos, conseguimos observar que ocorreram indícios de aprendizagem em torno das medidas de dispersão e que os alunos passaram a ter um pensamento crítico e analíticos sobre essas medidas, passando não apenas a fazer cálculos, e sim a interpretar cada valor encontrado nas atividades. Observamos nos resultados do Teste de Verificação, que comparando a turma piloto, onde 85,7% dos alunos acertaram a metade ou mais do teste, com a turma de comparação, onde apenas 43,7% dos alunos obtiveram os mesmos resultados, revelando que os alunos participantes das atividades experimentais apresentaram um desempenho superior, demonstrando melhor capacidade de analisar dados e compreender conceitos em comparação aos alunos que seguiram o modo habitual, sem foco específico. Concluímos com isso, que ao sair do modo habitual para trazer algo associado a realidade do aluno, onde o mesmo possa construir seu próprio conhecimento, obtemos melhores resultados. A partir dos resultados deste trabalho foi construído um Produto Educacional intitulado Medidas de Dispersão na Prática: Um Guia Experimental para o Ensino Médio na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PA, o qual está disponível no endereçopt_BR
Tamanho: dc.format.extent2760pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedidas de Dispersãopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE MEDIDAS DE DISPERSÃO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: Um estudo na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais