Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Juliana Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Auth, Milton Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T12:59:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T12:59:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Juliana Dias de Moraes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972149 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Buscando abordar os conceitos biológicos e físicos envolvidos no estudo da visão, esse material apresenta uma sequência didática fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, em que os objetivos do estudo, relacionados à abordagem dos conhecimentos, e a fase/ano em que o tema deve ser tratado foram definidos conforme as orientações fornecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas foram estruturadas conforme a organização indicada por esta metodologia de ensino. No primeiro momento, reservado para as problematizações iniciais, os alunos mobilizam os conhecimentos obtidos através de suas observações e experiências anteriores, a fim de compreender e solucionar a situação apresentada. No segundo momento, destinado à organização do conhecimento, os conceitos necessários para a compreensão do tema são apresentados pelo professor, possibilitando uma nova análise da problematização inicial, assim como outras aplicações desse conhecimento. No terceiro momento, designado para a aplicação do conhecimento, os estudantes têm a oportunidade de analisar as respostas fornecidas no primeiro momento, rever e reorganizar suas concepções e/ou complementá-las, podendo, também, aplicar o conhecimento em outras situações que podem ser observadas cotidianamente e explicadas pelos mesmos conceitos, leis físicas ou princípios. As aulas foram planejadas levando em consideração a efetiva participação dos alunos na construção do conhecimento, a fim de que eles se sintam parte do processo, contextualizando suas vivências com o estudo e percebendo a Ciência como construção humana, como instrumento que promove a compreensão do mundo em que vivem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 791 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Luz e visão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Título: dc.title | Luz, cores, ação: uma sequência didática sobre visão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Juliana Dias de Moraes.pdf | Produto Educacional - Juliana Dias de Moraes | 790.6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972149/2/Produto Educacional - Juliana Dias de Moraes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons