Luz, cores, ação: uma sequência didática sobre visão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Juliana Dias de-
Autor(es): dc.contributor.authorAuth, Milton Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T12:59:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T12:59:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Juliana Dias de Moraespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972149-
Resumo: dc.description.abstractBuscando abordar os conceitos biológicos e físicos envolvidos no estudo da visão, esse material apresenta uma sequência didática fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, em que os objetivos do estudo, relacionados à abordagem dos conhecimentos, e a fase/ano em que o tema deve ser tratado foram definidos conforme as orientações fornecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas foram estruturadas conforme a organização indicada por esta metodologia de ensino. No primeiro momento, reservado para as problematizações iniciais, os alunos mobilizam os conhecimentos obtidos através de suas observações e experiências anteriores, a fim de compreender e solucionar a situação apresentada. No segundo momento, destinado à organização do conhecimento, os conceitos necessários para a compreensão do tema são apresentados pelo professor, possibilitando uma nova análise da problematização inicial, assim como outras aplicações desse conhecimento. No terceiro momento, designado para a aplicação do conhecimento, os estudantes têm a oportunidade de analisar as respostas fornecidas no primeiro momento, rever e reorganizar suas concepções e/ou complementá-las, podendo, também, aplicar o conhecimento em outras situações que podem ser observadas cotidianamente e explicadas pelos mesmos conceitos, leis físicas ou princípios. As aulas foram planejadas levando em consideração a efetiva participação dos alunos na construção do conhecimento, a fim de que eles se sintam parte do processo, contextualizando suas vivências com o estudo e percebendo a Ciência como construção humana, como instrumento que promove a compreensão do mundo em que vivem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent791 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLuz e visãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMomentos Pedagógicospt_BR
Título: dc.titleLuz, cores, ação: uma sequência didática sobre visãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons