SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR A EFETIVIDADE NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNAMENTAL I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, KELI PATRICIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T12:34:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T12:34:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
identificador: dc.identifier.other2023-keli-patricia-de-oliveira-PRODUTO-EDUCACIONAL-Defesa-PDFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972147-
Resumo: dc.description.abstractCaros educadores, a sequência didática apresentada neste produto educacional (PE) deu início a pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Cruzeiro do Sul, sendo parte integrante da dissertação intitulada “ Contribuições das Tecnologias Digitais para a Afetividade no Ensino Fundamental I”, sob a orientação do Prof. Dr. Alex Paubel Junger, cuja realização teve como foco analisar como o vinculo afetivo foi mantido no período pandemico, oriundo da COVID-19, sendo o ensino intermediado pelas tecnologias digitais e a importância desse vínculo no processo ensino aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental I. A sequência didática foi elaborada pela autora e pretende-se que a mesma seja trabalhada por professores que queiram agregar em suas aulas atividades com cunho afetivo, valores sociais e morais, bem como, tornar dinamicas suas aulas. Essa didática é voltada para as crianças do 1° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I (6 a 7anos de idade). Dentre as revelações encontradas na pesquisa, pôde-se observar a necessidade de compreender a importância do vínculo afetivo entre professores e alunos e como é necessário voltar o olhar do educador para a construção gradativa desse elo. O material apresentado objetiva oferecer subsídios aos professores, onde descrevemos um passo a passo de atividades práticas investigadas, aliadas a uma estratégia didática de metodologia ativa, onde possa favorecer o trabalho do docente. Diante deste contexto, o produto educacional foi desenvolvido para ser utilizado na sala de aula de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo principal de apresentar alternativas para que os(as) professores(as) possam problematizar Ensino/Afetividade e Tecnologias Digitais por meio de atividades propostas. Tais atividades visam aproximar a família da escola e o professor do aluno, contribuindo assim uma reflexão sobre a construção do vínculo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent677 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR A EFETIVIDADE NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNAMENTAL Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUALIFICAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons