História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Gustavo Santana de-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Deividi Márcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T10:17:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T10:17:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Gustavo Santana de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972146-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional tem o objetivo de informar melhor os professores sobre como pode ser feita uma aplicação condizente do que é a História da Ciência, vendo-a explicitada e demonstrada dentro de um contexto previamente determinado e trabalhado pelos professores-alvo, que é o assunto de modelos atômicos. Durante os estudos para a elaboração da dissertação, observou-se que os principais equívocos cometidos pelos professores quando desejavam ou indicavam estar usando a História da Ciência eram a noção atemporal dos fatos, ignorando completamente o contexto histórico, político e social vivenciado no momento das descobertas científicas; a supervalorização de personagens, tidos como heróis e fora de série, que, com os seus intelectos avançados e momentos de inspiração, conseguiram mudar a história através de suas descobertas científicas; além da ideia de que as descobertas científicas que não apresentam mais aplicabilidade são anuladas para que outras mais modernas e corretas possam entrar em seu lugar. Esses equívocos foram confirmados pela observação das aulas e se perpetuam no material didático utilizado pelos professores. Logo, tendo como base esses equívocos, o presente trabalho propõe-se a criar um material informativo mostrando como um conteúdo da Química, mais precisamente aquele trabalhado por um dos professores em sua aula (modelo atômico de Thomson), pode ser apresentado por uma visão diferente daquela apresentada pelos professores e pelo material didático, uma visão mais condizente com a História da Ciência, para que os professores interessados possam utilizar esse material como uma fonte de ideias, servindo, se assim for possível, como fonte de inspiração para uma mudança de postura em relação à HC. Dessa forma, esse material propõem-se a auxiliar, sendo essa a principal razão de apenas um tema abordado por um dos professores ter sido escolhido para esse fim. Não se almeja de forma alguma corrigir os professores e muito menos menosprezar os seus conhecimentos, logo não se escreverá um material informativo para cada um dos assuntos trabalhados pelos dois professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1287 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecthistória da Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelos atômicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória da Ciênciapt_BR
Título: dc.titleHistória da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons