Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Gustavo Santana de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Deividi Márcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T10:17:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T10:17:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Gustavo Santana de Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional tem o objetivo de informar melhor os professores sobre como pode ser feita uma aplicação condizente do que é a História da Ciência, vendo-a explicitada e demonstrada dentro de um contexto previamente determinado e trabalhado pelos professores-alvo, que é o assunto de modelos atômicos. Durante os estudos para a elaboração da dissertação, observou-se que os principais equívocos cometidos pelos professores quando desejavam ou indicavam estar usando a História da Ciência eram a noção atemporal dos fatos, ignorando completamente o contexto histórico, político e social vivenciado no momento das descobertas científicas; a supervalorização de personagens, tidos como heróis e fora de série, que, com os seus intelectos avançados e momentos de inspiração, conseguiram mudar a história através de suas descobertas científicas; além da ideia de que as descobertas científicas que não apresentam mais aplicabilidade são anuladas para que outras mais modernas e corretas possam entrar em seu lugar. Esses equívocos foram confirmados pela observação das aulas e se perpetuam no material didático utilizado pelos professores. Logo, tendo como base esses equívocos, o presente trabalho propõe-se a criar um material informativo mostrando como um conteúdo da Química, mais precisamente aquele trabalhado por um dos professores em sua aula (modelo atômico de Thomson), pode ser apresentado por uma visão diferente daquela apresentada pelos professores e pelo material didático, uma visão mais condizente com a História da Ciência, para que os professores interessados possam utilizar esse material como uma fonte de ideias, servindo, se assim for possível, como fonte de inspiração para uma mudança de postura em relação à HC. Dessa forma, esse material propõem-se a auxiliar, sendo essa a principal razão de apenas um tema abordado por um dos professores ter sido escolhido para esse fim. Não se almeja de forma alguma corrigir os professores e muito menos menosprezar os seus conhecimentos, logo não se escreverá um material informativo para cada um dos assuntos trabalhados pelos dois professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1287 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | história da Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | modelos atômicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história da Ciência | pt_BR |
Título: dc.title | História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Gustavo Santana de Oliveira.pdf | Produto Educacional - Gustavo Santana de Oliveira | 1.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972146/2/Produto Educacional - Gustavo Santana de Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons