Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UniFOA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Talita Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ivanete da Rosa Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gouvêa, Maria Aparecida Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-30T12:50:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-30T12:50:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensinando com Paródias: A educação Ambiental em foco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972134 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar é estimular, é contribuir e incentivar o desenvolvimento do educando em todos os aspectos da vida, buscando refletir sobre as responsabilidades com o mundo em que se vive, em busca das transformações das esferas sociais. Nesse parâmetro, a Educação Ambiental se faz necessária, visando contribuir para o desenvolvimento de pessoas ativas na sociedade, pois estabelece diálogos e reflexões, posicionamentos e abordagens relacionadas à realidade que nos cerca. O ser humano é ativo, aprende com o desenvolvimento de suas ações e compreensões (LUCKESI, 2015). Ensinar por meio de ações gera habilidades sociais e culturais, além de possibilitar internalizações dos conteúdos necessários. Nessa premissa, a educação por meio de atividades lúdicas é salutar, seja por meio de brincadeiras, dinâmicas, jogos, músicas e outras estratégias de ensino, pois atividades como essas tornam o educando ativo no processo do ensino, deixando de ser mero reprodutor. Nesse sentido, a utilização e a elaboração de paródias por meio das músicas são excelentes ferramentas de ensino, pois desenvolvem a criatividade, a reflexão e a sensibilidade em relação ao tema proposto. As paródias auxiliam o processo educacional, contribuindo com a criatividade, imaginação, dons, socialização e interação, decisões e julgamentos através da elaboração das letras, e propicia uma aprendizagem integral. Este material irá apoiar você, professor, em suas práticas docentes para realização de uma Educação Ambiental crítica, propondo a utilização de paródias como recurso de ensino. O produto de ensino deste trabalho foi o desenvolvimento de uma Sequência Didática atrelada à estratégia de criação de paródias para sensibilização ambiental. A sequência didática está disponibilizada em um site: www.ensinandocomparodias.com.br, com diversos tópicos de acesso para que você possa se inspirar e promover atividades inovadoras no seu fazer docente. Esperamos que o material sirva de apoio à sua prática, como forma de propiciar um ensino de qualidade por meio da construção de paródias, e colaborar para a sensibilização, criticidade, autonomia e motivação, melhorando o processo educativo. Acreditamos, assim, que este material sensibilizará o educando na reflexão sobre a importância do meio ambiente, de forma que ele compreenda seu papel no planeta, sua conexão e interdependência global. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 739KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem. Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Políticas Públicas. Sustentabilidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinando com paródias: A Educação Ambiental em foco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MECSMA - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto de ensino .pdf | 739,01 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972134/2/Produto de ensino .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons