Ensinando com paródias: A Educação Ambiental em foco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniFOApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Talita Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ivanete da Rosa Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorGouvêa, Maria Aparecida Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-30T12:50:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-30T12:50:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-
identificador: dc.identifier.otherEnsinando com Paródias: A educação Ambiental em focopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972134-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar é estimular, é contribuir e incentivar o desenvolvimento do educando em todos os aspectos da vida, buscando refletir sobre as responsabilidades com o mundo em que se vive, em busca das transformações das esferas sociais. Nesse parâmetro, a Educação Ambiental se faz necessária, visando contribuir para o desenvolvimento de pessoas ativas na sociedade, pois estabelece diálogos e reflexões, posicionamentos e abordagens relacionadas à realidade que nos cerca. O ser humano é ativo, aprende com o desenvolvimento de suas ações e compreensões (LUCKESI, 2015). Ensinar por meio de ações gera habilidades sociais e culturais, além de possibilitar internalizações dos conteúdos necessários. Nessa premissa, a educação por meio de atividades lúdicas é salutar, seja por meio de brincadeiras, dinâmicas, jogos, músicas e outras estratégias de ensino, pois atividades como essas tornam o educando ativo no processo do ensino, deixando de ser mero reprodutor. Nesse sentido, a utilização e a elaboração de paródias por meio das músicas são excelentes ferramentas de ensino, pois desenvolvem a criatividade, a reflexão e a sensibilidade em relação ao tema proposto. As paródias auxiliam o processo educacional, contribuindo com a criatividade, imaginação, dons, socialização e interação, decisões e julgamentos através da elaboração das letras, e propicia uma aprendizagem integral. Este material irá apoiar você, professor, em suas práticas docentes para realização de uma Educação Ambiental crítica, propondo a utilização de paródias como recurso de ensino. O produto de ensino deste trabalho foi o desenvolvimento de uma Sequência Didática atrelada à estratégia de criação de paródias para sensibilização ambiental. A sequência didática está disponibilizada em um site: www.ensinandocomparodias.com.br, com diversos tópicos de acesso para que você possa se inspirar e promover atividades inovadoras no seu fazer docente. Esperamos que o material sirva de apoio à sua prática, como forma de propiciar um ensino de qualidade por meio da construção de paródias, e colaborar para a sensibilização, criticidade, autonomia e motivação, melhorando o processo educativo. Acreditamos, assim, que este material sensibilizará o educando na reflexão sobre a importância do meio ambiente, de forma que ele compreenda seu papel no planeta, sua conexão e interdependência global.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent739KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem. Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Políticas Públicas. Sustentabilidade.pt_BR
Título: dc.titleEnsinando com paródias: A Educação Ambiental em focopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMECSMA - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambientept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons