Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Henrique, Robson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Falcão, Emmanuel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-30T11:00:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-30T11:00:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensaio Pedagógico – Matemática, saúde e tecnologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972133 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Plano de aula Este Ensaio Pedagógico foi elaborado com base em estudos teóricos e em discussões realizadas com o orientador da pesquisa. Sua construção ocorreu no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, como parte integrante de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado à abordagem de uso de ‘Materiais Concretos’, com foco na ‘problematização’ de situações reais. Com isso, foram desenvolvidas estratégias para incentivar os alunos a utilizarem recursos tecnológicos, materiais didáticos e situações reais para revisar operações básicas da Matemática. O propósito deste plano é oferecer um leque diversificado de atividades que integrem conceitos contemporâneos, revisão de conteúdos aritméticos e resolução de situações - problema, utilizando material concreto alternativo ao modelo tradicional. A proposta também visa tornar o ensino da matemática mais dinâmico e aplicável, de forma lúdica e funcional. Espera-se, ainda, que a implementação deste plano ocorra em um ambiente colaborativo, com o consentimento da instituição e o conhecimento dos alunos, aqui identificados como ‘participantes da pesquisa’. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o Ensaio Pedagógico que se apresenta nas páginas seguintes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1 mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde, Matemática, Tecnologia, Eja ciclo III, Educação Matemática. | pt_BR |
Título: dc.title | Matemática, Saúde e Tecnologia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Plano de aula - Robson (pdf.io)_compressed.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972133/2/Plano de aula - Robson (pdf.io)_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons