
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro Riva, Bruno | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-28T16:45:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-28T16:45:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | https://www.cruzeirodosul.edu.br/wp-content/uploads/2021/07/2023-VF-Produto-Educacional-Bruno-Riva.docx.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972128 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional apresenta uma proposta de ensino investigativo voltada para professores de Matemática que atuam em ambientes de aprendizagem prisionais, especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. A metodologia adotada tem natureza qualitativa e se baseia na análise documental da dissertação "Conceitos Estatísticos e Financeiros em um ambiente de aprendizagem prisional: um Estudo de Caso de um professor de Matemática".A proposta pedagógica é estruturada a partir do Ciclo Investigativo de Guimarães e Gitirana (2013), integrando conceitos estatísticos e financeiros para promover a construção do conhecimento matemático de forma significativa. A fundamentação teórica considera a legislação vigente e diretrizes educacionais, visando proporcionar aos docentes ferramentas para abordar desafios do ensino da Matemática em contextos prisionais. A sequência de ensino proposta busca desenvolver competências específicas do Ensino Médio, incentivando a análise crítica de problemas sociais, o uso de estratégias matemáticas para a interpretação e resolução de desafios e a tomada de decisões. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 696 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática; Ensino Investigativo; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ambiente Prisional; Conceitos Estatísticos; Educação Financeira. | pt_BR |
| Título: dc.title | PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PRISIONAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matématica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023-VF-Produto-Educacional-Bruno-Riva.docx.pdf | 696,11 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972128/2/2023-VF-Produto-Educacional-Bruno-Riva.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons