Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA, Gibson Dall'Orto Muniz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBIERI, Pedro Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-27T14:25:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-27T14:25:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | A abordagem do ensino por investigação no desenvolvimento da alfabetização científica explorando a óptica geométrica por meio dos defeitos da visão | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972118 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os experimentos, quando inseridos em uma proposta pedagógica consistente, podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa qualitativa e quantitativa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, aliada ao uso de calorímetros alternativos construídos com material de baixo custo, pode promover a aprendizagem significativa dos conceitos básicos de calorimetria. A investigação foi realizada com 28 alunos do 3º ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Guarapari. Foram analisados dados coletados por meio de questionários e mapas conceituais. A análise dos dados permite inferir que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa contribuiu para um estudo consistente dos conceitos fundamentais da calorimetria. As atividades iniciais funcionaram como atividades esclarecedoras dos conhecimentos prévios dos alunos. A aplicação de atividades práticas, durante o desenvolvimento da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, como recursos e estratégias de ensino e aprendizagem, favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, fomentando a relação entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a realização de experimentos práticos, em sala de aula, contribuiu para a mobilização, fortalecimento e ampliação dos conhecimentos, tornando-os mais consistentes e capazes de ancorar novas aprendizagens, bem como beneficiou o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e predisposição à aprendizagem, requisitos para a aprendizagem significativa | - |
Tamanho: dc.format.extent | 806 KG | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calorímetros alternativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades de Ensino Potencialmente Significativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questionários. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas Conceituais. | - |
Título: dc.title | A unidade de ensino potencialmente significativa em busca dos conceitos fundamentais da calorimetria com a utilização de calorímetro alternativo construído com materiais de baixo custo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons