A unidade de ensino potencialmente significativa em busca dos conceitos fundamentais da calorimetria com a utilização de calorímetro alternativo construído com materiais de baixo custo

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorDA SILVA, Gibson Dall'Orto Muniz-
Autor(es): dc.contributor.authorBARBIERI, Pedro Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-27T14:25:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-27T14:25:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-
identificador: dc.identifier.otherA abordagem do ensino por investigação no desenvolvimento da alfabetização científica explorando a óptica geométrica por meio dos defeitos da visão-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972118-
Resumo: dc.description.abstractOs experimentos, quando inseridos em uma proposta pedagógica consistente, podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa qualitativa e quantitativa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, aliada ao uso de calorímetros alternativos construídos com material de baixo custo, pode promover a aprendizagem significativa dos conceitos básicos de calorimetria. A investigação foi realizada com 28 alunos do 3º ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Guarapari. Foram analisados dados coletados por meio de questionários e mapas conceituais. A análise dos dados permite inferir que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa contribuiu para um estudo consistente dos conceitos fundamentais da calorimetria. As atividades iniciais funcionaram como atividades esclarecedoras dos conhecimentos prévios dos alunos. A aplicação de atividades práticas, durante o desenvolvimento da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, como recursos e estratégias de ensino e aprendizagem, favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, fomentando a relação entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a realização de experimentos práticos, em sala de aula, contribuiu para a mobilização, fortalecimento e ampliação dos conhecimentos, tornando-os mais consistentes e capazes de ancorar novas aprendizagens, bem como beneficiou o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e predisposição à aprendizagem, requisitos para a aprendizagem significativa-
Tamanho: dc.format.extent806 KG-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectCalorímetros alternativos-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais,-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de Ensino Potencialmente Significativas-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionários.-
Palavras-chave: dc.subjectMapas Conceituais.-
Título: dc.titleA unidade de ensino potencialmente significativa em busca dos conceitos fundamentais da calorimetria com a utilização de calorímetro alternativo construído com materiais de baixo custo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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