A abordagem do ensino por investigação no desenvolvimento da alfabetização científica: explorando a óptica geométrica por meio dos defeitos da visão

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, Crislane Tavares-
Autor(es): dc.contributor.authorBROZEGUINI, Jardel da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, André Oakes de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-27T14:14:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-27T14:14:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherA abordagem do ensino por investigação no desenvolvimento da alfabetização científica explorando a óptica geométrica por meio dos defeitos da visão-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972117-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) em uma turma da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre óptica geométrica e lentes corretivas, tendo como pano de fundo os defeitos da visão. Com isso, foi desenvolvida uma SEI, baseada nos eixos estruturantes de AC de Sasseron e Carvalho (2008), realizada em uma turma de Segunda etapa do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino exclusivo da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram coletados em roteiros investigativos, registros de fotos e ainda um diário de bordo confeccionado pela pesquisadora aproveitando o máximo possível das vivências em sala de aula. Os conteúdos foram analisados e organizados em categorias de acordo com os eixos estruturantes de AC. As atividades aplicadas na SEI visam ser mais dinâmicas e interativas, com foco no estudante mais ativo em sala de aula, deste modo utilizouse demonstrações investigativas, atividades e demonstração experimental, simulação computacional, questões abertas e aulas de sistematização do conhecimento. Os resultados indicam que melhora na interação, na participação e na colaboração dos estudantes durantes as atividades propostas, aprimorando a capacidade de formular hipóteses com base na investigação, o que demonstra que utilizar uma SEI com ênfase na AC para o ensino da óptica geométrica tendo como pano de fundo os defeitos da visão, tem resposta positiva para preparar os estudantes para viver e contribuir com a sociedade, respeitando o tempo e a personalidade de cada um-
Tamanho: dc.format.extent806 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Investigação.-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica.-
Palavras-chave: dc.subjectMiopia-
Palavras-chave: dc.subjectHipermetropia-
Título: dc.titleA abordagem do ensino por investigação no desenvolvimento da alfabetização científica: explorando a óptica geométrica por meio dos defeitos da visão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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