Os desafios da utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem nos Cursos Técnicos do PROEJA no IFSC – Câmpus Florianópolis-Continente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina (IFSC)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Charles da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-29T13:36:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-29T13:36:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Charles_Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972110-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de pesquisar as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante as aulas laboratoriais da Unidade Curricular (UC) Oficina de Integração – Inclusão Digital com Enfoque nas Práticas Investigativas em Linguagem e Comunicação. Essa unidade é ministrada nos Cursos Técnico em Panificação e Técnico em Cozinha, oferecidos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Florianópolis-Continente. Tais dificuldades são relativamente comuns nos ambientes físicos de ensino e aprendizagem e podem prejudicar o andamento das atividades didáticas. Nesse contexto, o uso adequado da infraestrutura tecnológica disponibilizada pela instituição escolar e a aplicação de práticas educativas baseadas em TIC orientadas para essa modalidade de ensino assumem um papel importante na abordagem de eventuais problemas surgidos ao longo das ações pedagógicas, contribuindo, dessa forma, na diminuição da exclusão digital. Para realizar a investigação supracitada, foram feitas uma revisão bibliográfica e um estudo de caso no próprio câmpus. A metodologia científica adotada foi uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de natureza aplicada, permitindo, assim, não só o diagnóstico das dificuldades observadas, mas também a proposição de soluções práticas. Os sujeitos participantes desta investigação foram as docentes da UC e os estudantes dos referidos cursos. Para a realização da coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com as professoras e aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas aos alunos, e a análise teve uma abordagem qualitativa, baseada na técnica de análise de conteúdo categorial. No final da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional direcionado para mitigar os problemas encontrados e, nesse sentido, contribuir na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou, então, fortalecer as práticas pedagógicas com o suporte das TIC, visando aumentar a efetividade do ensino e promover a inclusão digital dos alunos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de competências e habilidades que possam favorecer sua integração na sociedade e no mundo do trabalho. Conclui-se que o produto educacional demonstrou ser um recurso eficiente para promover a inclusão digital e o desenvolvimento de capacidades, facilitando o aprendizado autônomo e motivando os estudantes a explorar as TIC de forma eficiente. Assim, a pesquisa reforça a importância de soluções inovadoras e adaptáveis no ensino, destacando o potencial transformador das tecnologias, alinhando-se às demandas contemporâneas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.022 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCursos Técnicos PROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleOs desafios da utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem nos Cursos Técnicos do PROEJA no IFSC – Câmpus Florianópolis-Continentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons