Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Charles da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-29T13:36:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-29T13:36:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Charles_Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972110 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve o objetivo de pesquisar as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante as aulas laboratoriais da Unidade Curricular (UC) Oficina de Integração – Inclusão Digital com Enfoque nas Práticas Investigativas em Linguagem e Comunicação. Essa unidade é ministrada nos Cursos Técnico em Panificação e Técnico em Cozinha, oferecidos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Florianópolis-Continente. Tais dificuldades são relativamente comuns nos ambientes físicos de ensino e aprendizagem e podem prejudicar o andamento das atividades didáticas. Nesse contexto, o uso adequado da infraestrutura tecnológica disponibilizada pela instituição escolar e a aplicação de práticas educativas baseadas em TIC orientadas para essa modalidade de ensino assumem um papel importante na abordagem de eventuais problemas surgidos ao longo das ações pedagógicas, contribuindo, dessa forma, na diminuição da exclusão digital. Para realizar a investigação supracitada, foram feitas uma revisão bibliográfica e um estudo de caso no próprio câmpus. A metodologia científica adotada foi uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de natureza aplicada, permitindo, assim, não só o diagnóstico das dificuldades observadas, mas também a proposição de soluções práticas. Os sujeitos participantes desta investigação foram as docentes da UC e os estudantes dos referidos cursos. Para a realização da coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com as professoras e aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas aos alunos, e a análise teve uma abordagem qualitativa, baseada na técnica de análise de conteúdo categorial. No final da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional direcionado para mitigar os problemas encontrados e, nesse sentido, contribuir na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou, então, fortalecer as práticas pedagógicas com o suporte das TIC, visando aumentar a efetividade do ensino e promover a inclusão digital dos alunos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de competências e habilidades que possam favorecer sua integração na sociedade e no mundo do trabalho. Conclui-se que o produto educacional demonstrou ser um recurso eficiente para promover a inclusão digital e o desenvolvimento de capacidades, facilitando o aprendizado autônomo e motivando os estudantes a explorar as TIC de forma eficiente. Assim, a pesquisa reforça a importância de soluções inovadoras e adaptáveis no ensino, destacando o potencial transformador das tecnologias, alinhando-se às demandas contemporâneas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.022 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos Técnicos PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Os desafios da utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem nos Cursos Técnicos do PROEJA no IFSC – Câmpus Florianópolis-Continente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Charles_Pereira.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972110/2/Dissertação_Charles_Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons