Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Unincor | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Gilmara Aparecida Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Richartz, Terezinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-29T01:08:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-29T01:08:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | DESBLOQUEANDO POTENCIAIS: Neurociência e jogos cognitivos - a ciência estimulando estudantes com TDAH. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972108 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os estudos que envolvem o processo ensino-aprendizagem perpassam conhecimentos de Neuroaprendizagem cognitiva, quando educadores devidamente preparados acompanham o desempenho dos alunos e reconhecem áreas específicas do cérebro a serem estimuladas no momento da aprendizagem. Nesse sentido, o estudo consiste em examinar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), caracterizado por desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, e a sua relação com as Funções Executivas (FE). E para tanto, pretende-se, através deste trabalho, trazer informações que contribuam à capacitação de docentes em Neurociências, utilizando-se jogos cognitivos como estratégias pedagógica a fim de estimular as Funções Executivas em estudantes com TDAH. Diante disso, a pesquisa caracteriza-se como aplicada, cuja abordagem é qualiquantitativa, sob método hipotético-dedutivo, envolvendo, ainda, o tipo explicativa e a estratégia é um estudo de caso. Inicialmente, os docentes responderam a uma entrevista para averiguar suas próprias dificuldades e de seus alunos, contribuindo a partir daí, então, na construção de um Produto Educacional (PTT), no formato de uma capacitação, que contribuísse para a formação continuada dos docentes. Após a capacitação, uma segunda entrevista avaliou a percepção dos docentes sobre a intervenção. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram que a capacitação foi uma importante contribuição para a formulação de uma intervenção que estimulasse as Funções Executivas através de jogos cognitivos analógicos e digitais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2939 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | neurociência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | funções executivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDAH, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | jogos cognitivos | pt_BR |
Título: dc.title | DESBLOQUEANDO POTENCIAIS: Neurociência e jogos cognitivos - a ciência estimulando estudantes com TDAH | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PTT GILMARA definitiva.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972108/2/PTT GILMARA definitiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons