DESBLOQUEANDO POTENCIAIS: Neurociência e jogos cognitivos - a ciência estimulando estudantes com TDAH

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Unincorpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Gilmara Aparecida Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorRichartz, Terezinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-29T01:08:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-29T01:08:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
identificador: dc.identifier.otherDESBLOQUEANDO POTENCIAIS: Neurociência e jogos cognitivos - a ciência estimulando estudantes com TDAH.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972108-
Resumo: dc.description.abstractOs estudos que envolvem o processo ensino-aprendizagem perpassam conhecimentos de Neuroaprendizagem cognitiva, quando educadores devidamente preparados acompanham o desempenho dos alunos e reconhecem áreas específicas do cérebro a serem estimuladas no momento da aprendizagem. Nesse sentido, o estudo consiste em examinar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), caracterizado por desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, e a sua relação com as Funções Executivas (FE). E para tanto, pretende-se, através deste trabalho, trazer informações que contribuam à capacitação de docentes em Neurociências, utilizando-se jogos cognitivos como estratégias pedagógica a fim de estimular as Funções Executivas em estudantes com TDAH. Diante disso, a pesquisa caracteriza-se como aplicada, cuja abordagem é qualiquantitativa, sob método hipotético-dedutivo, envolvendo, ainda, o tipo explicativa e a estratégia é um estudo de caso. Inicialmente, os docentes responderam a uma entrevista para averiguar suas próprias dificuldades e de seus alunos, contribuindo a partir daí, então, na construção de um Produto Educacional (PTT), no formato de uma capacitação, que contribuísse para a formação continuada dos docentes. Após a capacitação, uma segunda entrevista avaliou a percepção dos docentes sobre a intervenção. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram que a capacitação foi uma importante contribuição para a formulação de uma intervenção que estimulasse as Funções Executivas através de jogos cognitivos analógicos e digitais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2939 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectneurociênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfunções executivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDAH,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjogos cognitivospt_BR
Título: dc.titleDESBLOQUEANDO POTENCIAIS: Neurociência e jogos cognitivos - a ciência estimulando estudantes com TDAHpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineConclusão de Cursopt_BR
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