Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Edilma Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ivanete da Rosa Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Golvêa, Maria Aparecida Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-29T00:21:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-29T00:21:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIDE FOR PEDAGOGICAL INTERVENTION WITH AUTISTIC STUDENTS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) presents a wide behavioral diversity that can impact the development and diagnostic assessment of students' school performance. To promote meaningful and functional learning for these children, it is necessary to provide varied teaching resources and professional support. However, teachers often do not have adequate training to effectively support students with ASD, which can hinder their effective inclusion. The methodology of this research was qualitative and included an integrative review to collect the contents that would compose the Educational Product (EP). The EP, called "Guide for Pedagogical Intervention with Autistic Students,", was developed following a methodological research framework that defined stages of production, validation, and application. The validation stage of the guide was carried out with teachers from the municipal public network of Resende, and the application stage was conducted through a workshop to train teachers to work with students in the early stages of basic education. The guide was approved in the validation and evaluation, with a percentage higher than 83.8% of "very good" and "excellent" responses. After the application of the workshop and evaluation of the EP, the content was considered significant, concrete, and enlightening. The final product was praised for its quality and usefulness and unanimously approved. It is concluded that the guide developed in this research will contribute to opening new perspectives regarding pedagogical intervention with the use of structured games, providing effective support to students with ASD. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,85 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | en_US | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Skills Assessment | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | pt_BR |
Título: dc.title | GUIDE FOR PEDAGOGICAL INTERVENTION WITH AUTISTIC STUDENTS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MECSMA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guide for pedagogical intervention with autistic students.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972106/2/Guide for pedagogical intervention with autistic students.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons