Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gondim, Magnólia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sposito, Neusa Elisa Carignato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-28T14:24:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-28T14:24:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Magnólia da Silva Gondim | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972098 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sequência Didática Multissensorial sobre solos foi desenvolvida ao longo de onze aulas, organizadas em seis momentos. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa por meio da experimentação sensorial e da construção coletiva do conhecimento. No primeiro momento, os estudantes foram incentivados a refletir sobre o conhecimento cotidiano a partir de questões problematizadoras sobre a diversidade e as mudanças nos solos. Em seguida, no segundo momento, participaram de um debate, analisando e reorganizando suas respostas para estimular a argumentação e a escrita. No terceiro momento, a abordagem expositiva dialogada permitiu a sistematização dos conceitos, utilizando palavras-chave para categorizar os solos com base em suas características gerais, composição e tipos. No quarto momento, a atividade de recortes estimulou a análise de imagens, levando à classificação dos solos segundo propriedades como permeabilidade, porosidade e fertilidade. A experimentação multissensorial foi enfatizada nos últimos momentos. No quinto momento, os estudantes exploraram amostras de solo utilizando tato, olfato, audição e visão, analisando texturas, umidade e granulosidade. No sexto momento, realizaram um experimento comparativo sobre permeabilidade, utilizando funis e amostras de diferentes tipos de solo para observar a passagem da água. Essa sequência favoreceu o desenvolvimento da percepção ambiental e da reflexão crítica, proporcionando uma experiência investigativa e interativa para o aprendizado sobre solos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 376 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | multissensorial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | solos | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE CIÊNCIAS: Sequência Didática Multissensorial sobre Solos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
16. Produto Educacional - Magnolia da Silva Gondim.pdf | Produto educacional - Magnólia da Silva Gondim | 375,11 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972098/2/16. Produto Educacional - Magnolia da Silva Gondim.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons