ENSINO DE CIÊNCIAS: Sequência Didática Multissensorial sobre Solos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGondim, Magnólia da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSposito, Neusa Elisa Carignato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-28T14:24:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-28T14:24:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Magnólia da Silva Gondimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972098-
Resumo: dc.description.abstractA Sequência Didática Multissensorial sobre solos foi desenvolvida ao longo de onze aulas, organizadas em seis momentos. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa por meio da experimentação sensorial e da construção coletiva do conhecimento. No primeiro momento, os estudantes foram incentivados a refletir sobre o conhecimento cotidiano a partir de questões problematizadoras sobre a diversidade e as mudanças nos solos. Em seguida, no segundo momento, participaram de um debate, analisando e reorganizando suas respostas para estimular a argumentação e a escrita. No terceiro momento, a abordagem expositiva dialogada permitiu a sistematização dos conceitos, utilizando palavras-chave para categorizar os solos com base em suas características gerais, composição e tipos. No quarto momento, a atividade de recortes estimulou a análise de imagens, levando à classificação dos solos segundo propriedades como permeabilidade, porosidade e fertilidade. A experimentação multissensorial foi enfatizada nos últimos momentos. No quinto momento, os estudantes exploraram amostras de solo utilizando tato, olfato, audição e visão, analisando texturas, umidade e granulosidade. No sexto momento, realizaram um experimento comparativo sobre permeabilidade, utilizando funis e amostras de diferentes tipos de solo para observar a passagem da água. Essa sequência favoreceu o desenvolvimento da percepção ambiental e da reflexão crítica, proporcionando uma experiência investigativa e interativa para o aprendizado sobre solos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent376 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmultissensorialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsolospt_BR
Título: dc.titleENSINO DE CIÊNCIAS: Sequência Didática Multissensorial sobre Solospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons