Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hamada, Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kindel, Dora Soraia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-27T14:02:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-27T14:02:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/@UniversodasIdeias-cm6js/videos | - |
identificador: dc.identifier.other | AS DOBRAS DA ARTE DO ORIGAMI PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO: GUIA DE ATIVIDADES PRÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972094 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo dos números racionais no período escolar da Educação Básica é um assunto recorrente em pesquisas por se tratar de um tema do qual permanece a falta de compreensão e assimilação em relação ao conceito de frações. Esta pesquisa pretende realizar uma abordagem pedagógica sobre a construção do conceito de fração através da construção de dois kits utilizando as dobraduras como técnica de Origami e quando necessário recorrer aos mecanismos de desenho geométrico com os instrumentos de ensino. A metodologia empregada na pesquisa se refere ao levantamento bibliográfico, construção e execução de atividades investigativas/exploratórias, nomeada como Design Based Research (DBR) que busca através das interações e compartilhamento uma sequência didática estruturada nas construções dos kits em figuras geométricas quadrado e círculo que foram desenvolvidas com os estudantes para o entendimento da relação parte/todo. As atividades foram realizadas com licenciandos de Matemática de uma Universidade pública da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram utilizados um diário de campo, os encontros registrados em áudios, fotos, e as respostas das fichas com as atividades sobre frações com o uso dos kits. Com estes instrumentos buscou-se analisar e identificar de que forma os licenciandos argumentam e solucionam as circunstâncias propostas sobre o conceito de fração. Com a elaboração de um produto educacional, na plataforma YouTube para postagem de videoaulas que possam auxiliar os professores e outros profissionais envolvidos na área de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,78MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Frações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dobraduras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Geométrico | pt_BR |
Título: dc.title | AS DOBRAS DA ARTE DO ORIGAMI PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO: Guia de atividades prática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Cristina Hamada_PPGEduCIMAT.pdf | 3.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972094/2/Produto_Cristina Hamada_PPGEduCIMAT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons