AS DOBRAS DA ARTE DO ORIGAMI PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO: Guia de atividades prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHamada, Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorKindel, Dora Soraia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-27T14:02:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-27T14:02:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/@UniversodasIdeias-cm6js/videos-
identificador: dc.identifier.otherAS DOBRAS DA ARTE DO ORIGAMI PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO: GUIA DE ATIVIDADES PRÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972094-
Resumo: dc.description.abstractO estudo dos números racionais no período escolar da Educação Básica é um assunto recorrente em pesquisas por se tratar de um tema do qual permanece a falta de compreensão e assimilação em relação ao conceito de frações. Esta pesquisa pretende realizar uma abordagem pedagógica sobre a construção do conceito de fração através da construção de dois kits utilizando as dobraduras como técnica de Origami e quando necessário recorrer aos mecanismos de desenho geométrico com os instrumentos de ensino. A metodologia empregada na pesquisa se refere ao levantamento bibliográfico, construção e execução de atividades investigativas/exploratórias, nomeada como Design Based Research (DBR) que busca através das interações e compartilhamento uma sequência didática estruturada nas construções dos kits em figuras geométricas quadrado e círculo que foram desenvolvidas com os estudantes para o entendimento da relação parte/todo. As atividades foram realizadas com licenciandos de Matemática de uma Universidade pública da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram utilizados um diário de campo, os encontros registrados em áudios, fotos, e as respostas das fichas com as atividades sobre frações com o uso dos kits. Com estes instrumentos buscou-se analisar e identificar de que forma os licenciandos argumentam e solucionam as circunstâncias propostas sobre o conceito de fração. Com a elaboração de um produto educacional, na plataforma YouTube para postagem de videoaulas que possam auxiliar os professores e outros profissionais envolvidos na área de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,78MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDobraduraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Geométricopt_BR
Título: dc.titleAS DOBRAS DA ARTE DO ORIGAMI PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO: Guia de atividades práticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons