EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO APOIO A CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS: construção compartilhada de material educativo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marinho Alves da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Thais Salema N. de-
Autor(es): dc.contributor.authorAugusto, Ana Lúcia P.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-26T20:23:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-26T20:23:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional- EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO APOIO A CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS: construção compartilhada de material educativopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972087-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Alimentar e Nutricional é um campo estratégico para a construção de conhecimentos significativos sobre as práticas alimentares, sobretudo quando o indivíduo é sujeito ativo do processo. Como área de conhecimento e prática, propõe a utilização de diferentes abordagens educacionais problematizadoras e ativas, com espaço para o diálogo e a reflexão. Nesse contexto surgiu uma questão orientadora: a Educação Alimentar e Nutricional visando a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional pode dar suporte às famílias de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no âmbito alimentar? Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver material educativo sobre alimentação para apoio aos responsáveis de crianças e adolescentes com TEA, considerando suas demandas e experiências bem como saberes técnicocientíficos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, analítico e propositivo, com adoção de técnicas que preveem a participação do público de interesse, composto por mães, pais e demais cuidadores de crianças e adolescentes autistas. O percurso metodológico se organizou em três eixos: a conformação de arcabouço técnico-científico para elaboração de material educativo, por meio de revisão narrativa; a escuta de vivências, dúvidas e sugestões do público de interesse, visando compreender sua realidade, por meio da aplicação de questionário e realização de entrevista; e a elaboração do material educativo voltado a mães, pais e demais cuidadores de crianças com TEA e validação do material educativo, com a participação de juízes especialistas na área e do público participante de etapas anteriores do estudo. Foi elaborado uma série de quatro vídeos educativos que traduzisse informações técnicas confiáveis com linguagem clara e objetiva e expressasse os desafios cotidianos no cuidado e alimentação de pessoas com TEA, sobretudo de família em vulnerabilidade social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,67 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCriançaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial educativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlimentaçãopt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO APOIO A CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS: construção compartilhada de material educativopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Segurança Alimentar e Nutricionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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