Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GALEGO, JÉSSICA VENERANO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, ROBERTA NEGRÃO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-26T12:42:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-26T12:42:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRÁTICAS DE ENSINO NA PRÉ-ESCOLA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE ANTECEDEM A LEITURA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972075 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Segundo as orientações do Programa de Pós-Graduação em Ensino – UENP, uma das exigências para concluir o mestrado profissional é que os estudantes desenvolvam produção técnica acompanhada de um relato substanciado (teórico-metodológico), conforme indicado em documento da área de Ensino (APCN). Essa produção compreende produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Podem ser mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, jogos eletrônicos educacionais etc.); protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.); material textual (manuais, guias, textos de apoio, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares); materiais interativos (jogos, kits e similares); atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras). De acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, outros formatos podem ser admitidos, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES (Brasil, 2024, on-line). Este manual didático tem a intenção de contribuir com o ensino na Préescola, por meio de uma aprendizagem que estimule a criatividade, desenvolva a autonomia e permita que a criança seja ativa em seu processo educacional. Intenciona, assim, ajudar o professor a desenvolver a criança de forma integral e propiciar a prática de jogo/brincadeira/faz-de-conta, a representação da realidade que circunda a vida da criança, a fantasia, a imaginação, a criatividade e o uso da tecnologia. Tem como objetivo desenvolver habilidades que antecedem a leitura, necessárias para o processo de alfabetização, presentes no Campo de Experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, por meio dos eixos estruturantes da Educação Infantil: interações e brincadeira.Vale ressaltar que na pré-escola um campo de experiência está interligado ao outro e acabam por se completar. Desta forma, justificamos que, neste manual, a ênfase é dada ao citado campo de experiência, devido ao tempo de dedicação para estudo, elaboração e implementação do produto técnico tecnológico. Esperamos que o este manual contribua para a elaboração das aulas e seja também um disparador de novas metodologias para esta fase do desenvolvimento infantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,72 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Pré-escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas intencionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades que antecedem a leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manual didático | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS DE ENSINO NA PRÉ-ESCOLA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE ANTECEDEM A LEITURA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JÉSSICA VENERANO GALEGO.pdf | 5,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972075/2/JÉSSICA VENERANO GALEGO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons