PRÁTICAS DE ENSINO NA PRÉ-ESCOLA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE ANTECEDEM A LEITURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGALEGO, JÉSSICA VENERANO-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, ROBERTA NEGRÃO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-26T12:42:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-26T12:42:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS DE ENSINO NA PRÉ-ESCOLA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE ANTECEDEM A LEITURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972075-
Resumo: dc.description.abstractSegundo as orientações do Programa de Pós-Graduação em Ensino – UENP, uma das exigências para concluir o mestrado profissional é que os estudantes desenvolvam produção técnica acompanhada de um relato substanciado (teórico-metodológico), conforme indicado em documento da área de Ensino (APCN). Essa produção compreende produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Podem ser mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, jogos eletrônicos educacionais etc.); protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.); material textual (manuais, guias, textos de apoio, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares); materiais interativos (jogos, kits e similares); atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras). De acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, outros formatos podem ser admitidos, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES (Brasil, 2024, on-line). Este manual didático tem a intenção de contribuir com o ensino na Préescola, por meio de uma aprendizagem que estimule a criatividade, desenvolva a autonomia e permita que a criança seja ativa em seu processo educacional. Intenciona, assim, ajudar o professor a desenvolver a criança de forma integral e propiciar a prática de jogo/brincadeira/faz-de-conta, a representação da realidade que circunda a vida da criança, a fantasia, a imaginação, a criatividade e o uso da tecnologia. Tem como objetivo desenvolver habilidades que antecedem a leitura, necessárias para o processo de alfabetização, presentes no Campo de Experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, por meio dos eixos estruturantes da Educação Infantil: interações e brincadeira.Vale ressaltar que na pré-escola um campo de experiência está interligado ao outro e acabam por se completar. Desta forma, justificamos que, neste manual, a ênfase é dada ao citado campo de experiência, devido ao tempo de dedicação para estudo, elaboração e implementação do produto técnico tecnológico. Esperamos que o este manual contribua para a elaboração das aulas e seja também um disparador de novas metodologias para esta fase do desenvolvimento infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,72pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Pré-escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas intencionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades que antecedem a leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual didáticopt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS DE ENSINO NA PRÉ-ESCOLA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE ANTECEDEM A LEITURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons