
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, Fabiana Martins | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Janie Garcia da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-26T18:56:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-26T18:56:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TranstornosAprendizagem | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972068 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Caro leitor, Esta obra apresenta o Transtorno de Aprendizagem numa abordagem clínica e educacional no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para alunos do Ensino Fundamental. Este trabalho é produto do Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF). O livro visa contribuir para o desempenho educacional e a qualidade de vida dos discentes e seus pares. A adequação das atividades e dos materiais para alunos com Transtornos de Aprendizagem do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora da Assunção, Niterói/RJ é tratada como intervenção experimental através de novas ações e práticas. No plano institucional, pretende-se enriquecer os serviços a eles dispensados, auxiliando na manutenção ativa da aprendizagem do aluno, de sua capacidade de resolver problemas, sua autonomia e sua autoestima. No primeiro capítulo, evidenciamos os fundamentos dos Transtornos de Aprendizagem com sua etiologia e fatores de risco, além do diagnóstico e da avaliação. Destaca-se, no segundo capítulo, a realização das intervenções clínicas e educacionais dos educandos com Transtornos de Aprendizagem. Sempre levando em conta a investigação das dificuldades dos educadores do Ensino Fundamental, relacionando as abordagens terapêuticas tradicionais e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico. No terceiro capítulo, ressaltamos as adaptações curriculares e as estratégias de ensino. Foram produzidos conhecimentos para oferecer uma melhor qualidade no desenvolvimento de propostas de ensino, adequadas à realidade de vida da comunidade escolar (alunos, professores, pais e gestão pedagógica) com o uso das TICs. No quarto capítulo, analisamos estudos de casos e experiências práticas, com a descrição de casos clínicos e institucionais de professores e profissionais da saúde. O público-alvo principal são professores, fonoaudiólogos, psicopedagogos e, como convidados, gestores, pais e outros especialistas/profissionais interessados nesse debate, motivo que justifica a inclusão da fonoaudiologia, como ciência, junto a seus recursos, no ato de aprender e reaprender. Ressalta-se que, na construção da obra, tratamos de expressar, ao máximo, nossa modesta experiência no campo educacional da aprendizagem, tanto no que diz respeito ao processo, como no que diz respeito aos resultados, numa ótica para o desenvolvimento típico e os transtornos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.722KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem, Dificuldades de aprendizagem, Educação, Ensino Fundamental, Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
| Título: dc.title | Transtornos de Aprendizagem: uma abordagem clínica e educacional sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação para alunos do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TranstornosAprendizagem.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972068/2/TranstornosAprendizagem.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons