Transtornos de Aprendizagem: uma abordagem clínica e educacional sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação para alunos do Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Fabiana Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Janie Garcia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-26T18:56:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-26T18:56:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-20-
identificador: dc.identifier.otherTranstornosAprendizagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972068-
Resumo: dc.description.abstractCaro leitor, Esta obra apresenta o Transtorno de Aprendizagem numa abordagem clínica e educacional no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para alunos do Ensino Fundamental. Este trabalho é produto do Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF). O livro visa contribuir para o desempenho educacional e a qualidade de vida dos discentes e seus pares. A adequação das atividades e dos materiais para alunos com Transtornos de Aprendizagem do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora da Assunção, Niterói/RJ é tratada como intervenção experimental através de novas ações e práticas. No plano institucional, pretende-se enriquecer os serviços a eles dispensados, auxiliando na manutenção ativa da aprendizagem do aluno, de sua capacidade de resolver problemas, sua autonomia e sua autoestima. No primeiro capítulo, evidenciamos os fundamentos dos Transtornos de Aprendizagem com sua etiologia e fatores de risco, além do diagnóstico e da avaliação. Destaca-se, no segundo capítulo, a realização das intervenções clínicas e educacionais dos educandos com Transtornos de Aprendizagem. Sempre levando em conta a investigação das dificuldades dos educadores do Ensino Fundamental, relacionando as abordagens terapêuticas tradicionais e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico. No terceiro capítulo, ressaltamos as adaptações curriculares e as estratégias de ensino. Foram produzidos conhecimentos para oferecer uma melhor qualidade no desenvolvimento de propostas de ensino, adequadas à realidade de vida da comunidade escolar (alunos, professores, pais e gestão pedagógica) com o uso das TICs. No quarto capítulo, analisamos estudos de casos e experiências práticas, com a descrição de casos clínicos e institucionais de professores e profissionais da saúde. O público-alvo principal são professores, fonoaudiólogos, psicopedagogos e, como convidados, gestores, pais e outros especialistas/profissionais interessados nesse debate, motivo que justifica a inclusão da fonoaudiologia, como ciência, junto a seus recursos, no ato de aprender e reaprender. Ressalta-se que, na construção da obra, tratamos de expressar, ao máximo, nossa modesta experiência no campo educacional da aprendizagem, tanto no que diz respeito ao processo, como no que diz respeito aos resultados, numa ótica para o desenvolvimento típico e os transtornos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.722KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem, Dificuldades de aprendizagem, Educação, Ensino Fundamental, Tecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
Título: dc.titleTranstornos de Aprendizagem: uma abordagem clínica e educacional sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação para alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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