Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Juliana Thaisa R. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Mauricio Zadra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-26T04:26:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-26T04:26:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972031 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente obra, "A Geografia compreendendo as interações naturais e sociais na transformação do espaço terrestre" reúne estudos que abordam diferentes perspectivas dessa ciência, evidenciando sua importância para a formação cidadã e o entendimento das dinâmicas espaciais. Ao longo dos cinco capítulos, os autores exploram aspectos fundamentais da relação entre sociedade e natureza, bem como os impactos dessas interações no espaço geográfico. O primeiro capítulo, "O ensino da Geografia Física a partir da realidade vivida pelo estudante", discute a necessidade de tornar o ensino dessa vertente da Geografia mais significativo, aproximando os conteúdos da experiência cotidiana dos alunos. A abordagem proposta enfatiza a importância de um ensino menos descritivo e mais reflexivo, permitindo que os estudantes compreendam a dinamicidade do espaço geográfico e sua inserção nele. No segundo capítulo, "A mudança da paisagem geográfica observada no entorno escolar durante o ano letivo de 2024 – o cotidiano fotografado do ‘Biu’ (Benedito Bentes)", é apresentada uma experiência pedagógica inovadora, na qual estudantes utilizaram a fotografia como ferramenta para registrar e analisar as transformações da paisagem em seu entorno escolar. O projeto evidencia o potencial das metodologias ativas para o ensino de Geografia e sua relevância na construção de um conhecimento contextualizado e engajado. No terceiro capítulo, "Paisagem e ruralidades em Guarapuava (PR)", são discutidos elementos de ruralidade presentes no meio urbano desse município paranaense. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Título: dc.title | A Geografia compreendendo as interações naturais e sociais na transformação do espaço terrestre (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: