MATEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE CASTANHA DE CAJU: ESTRATÉGIAS COM GRANDEZAS E MEDIDAS PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVenceslau, Aelson-
Autor(es): dc.contributor.authorFalcão, Emmanuel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-26T01:59:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-26T01:59:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
identificador: dc.identifier.otherEnsaio Pedagógico Grandezas e Medidaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972023-
Resumo: dc.description.abstractO presente plano de aula foi concebido com base na estrutura teórica e no diálogo acadêmico com o professor orientador da pesquisa. Sendo trabalhado no Ambiente acadêmico da Universidade Federal da Paraíba, com o propósito científico de desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que integre 'Matematizando a produção de castanha de caju', estratégias de ensino com grandezas e medidas para alunos da 3ª série do Ensino Médio. Dessa forma, trabalhamos com uma pesquisa envolvendo comerciantes locais, estudantes de gastronomia, nutricionistas e parceiros do projeto de cajucultura. Exploramos o projeto implantado no município de Jacaraú, levamos os alunos ao ambiente, estimulamos os alunos a compreensão do ambiente e da matemática envolvida no projeto, desenvolvendo uma visão educacional que valorizou o aprendizado no contexto local e promoveu a aprendizagem com a cultura da própria terra. O objetivo de aprendizado do plano de aula é integrar a matemática à realidade dos alunos. Exploramos o ambiente em que eles estão inseridos para promover um aprendizado crítico. A matematização é abordada de forma lúdica e funcional, conectando a teoria e a prática. Desejou-se que o planejamento fosse realizado em um ambiente de campo com a permissão da instituição educacional e participação consentida dos estudantes. Aqui chamamos de ‘Estudantes-participantes’. Com esse foco, foi elaborado um ensaio educacional, que está destacado nos quadros 01 e 02.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,91 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática do Cajupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrandezas e medidaspt_BR
Palavras-chave: dc.subject3ª série ensino médiopt_BR
Título: dc.titleMATEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE CASTANHA DE CAJU: ESTRATÉGIAS COM GRANDEZAS E MEDIDAS PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.