Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira Bortolassi, Raphael | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuo Rodrigues, Chang | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T21:12:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T21:12:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Raphael Ferreira Bortolassi | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972012 | - |
Resumo: dc.description.abstract | este material foi desenvolvido para divulgar o perfil na plataforma Instagram intitulado Saberes Educacionais em Matemática (SABEM). O perfil é resultado de uma investigação que analisou diversas redes sociais, buscando identificar a que melhor se adequasse a uma abordagem pedagógica. A criação deste perfil e outras reflexões sobre o tema fazem parte de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF. A pesquisa, intitulada Um Estudo Praxeológico sobre Potenciação no Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma Plataforma Digital, teve como objetivo avaliar a eficácia do Instagram, sob a ótica praxeológica, na abordagem do conteúdo de potências para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Neste material, você compreenderá como o SABEM foi concebido e como utilizar essa rede social com foco no ensino, especialmente no campo da Matemática. No entanto, as possibilidades oferecidas pela plataforma podem ser aplicadas a qualquer área de estudo. Acredita-se que o SABEM poderá ser uma excelente alternativa para que professores apresentem novas formas de engajar seus alunos, tornando-os mais ativos e motivados no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, qualquer visitante poderá conhecer a Matemática de maneira divertida e envolvente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10364 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Educação Tecnológica. Engenharia Didática. Teoria Antropológica do Didático. Modelo praxeológico. | pt_BR |
Título: dc.title | SABERES EDUCACIONAIS EM MATEMÁTICA: MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA INSTAGRAM NO PROCESSO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE Raphael Bortolassi.pdf | 10,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972012/2/PE Raphael Bortolassi.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons