Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA -UERR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares-Sobrinho, Romilton Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Patrícia Macedo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-25T13:08:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-25T13:08:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_Romilton Soares_PRONTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972011 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro professor, este “Guia Digital” é um Produto Educacional construído a partir de uma pesquisa desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Compreendemos que o ensino superior, através do seu olhar positivista, apresenta dificuldades de formar profissionais com perfil para trabalhar interdisciplinarmente o ensino de ciências, causando inquietações aos professores que buscam formação continuada e percebem que precisam se reinventar constantemente, desde sua formação inicial. Deste modo, várias alternativas podem promover o processo ensino — aprendizagem com significado, sendo uma delas o uso dos espaços educativos não formais como ambientes de extrema importância para a área de ciências da natureza, principalmente no laboratório vivo que temos que é a região Amazônica. Este produto educacional tem como objetivo proporcionar ao professor, que atua na área de ciências da natureza e suas tecnologias, a possibilidade de planejar aulas teóricas e metodológicas em espaços educativos não formais em uma perspectiva interdisciplinar, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.903 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços Educativos, Fronteira, Teorias de Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático Digital: Para utilização dos Espaços Educativos não Formais na Fronteira Internacional Brasil - Venezuela. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO___Romilton Soares__PRONTO.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972011/1/PRODUTO___Romilton Soares__PRONTO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons