Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Camões da Silva Velloso, Laiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Rosana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T20:30:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T20:30:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Laiane Camões da Silva Velloso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971990 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais é um desafio central no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se busca articular conceitos aritméticos e algébricos de maneira integrada e significativa. Compreendendo a importância dessa articulação, este produto educacional foi elaborado com o propósito de propor tarefas que promovam interlocuções entre o pensamento algébrico e o pensamento aritmético. O material é direcionado a dois públicos principais: licenciandos em pedagogia, que futuramente atuarão como mediadores do aprendizado matemático, e alunos do ensino fundamental, nos anos iniciais. Para os licenciandos, as tarefas buscam fomentar uma compreensão mais ampla e estruturada sobre como os conceitos aritméticos podem servir como base para o pensamento algébrico, ao mesmo tempo em que desenvolvem estratégias didáticas para facilitar essa transição conceitual. Já para os estudantes do ensino fundamental, as atividades são organizadas para promover uma abordagem prática e contextualizada, permitindo que a matemática seja explorada de forma dinâmica e significativa. As tarefas foram desenvolvidas com base em teorias contemporâneas da educação matemática, como o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), e enfatizam a importância de uma aprendizagem ativa, onde os alunos constroem significados tanto aritméticos quanto algébricos. A integração entre essas duas vertentes do pensamento matemático é fundamental para evitar a fragmentação do conhecimento e para preparar os estudantes para desafios mais complexos na matemática e em outros campos do conhecimento. Este produto educacional não apenas oferece um repertório de tarefas, mas também propõe uma reflexão sobre a prática pedagógica e a formação inicial de professores. Ao interligar conceitos, estratégias e práticas, busca contribuir para a construção de um ensino de matemática mais consistente e integrador, favorecendo tanto o aprendizado dos estudantes quanto o aperfeiçoamento profissional dos futuros educadores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7877 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática, Pensamento algébrico, Formação de Professores, Produção de Significados. | pt_BR |
Título: dc.title | Tarefas Sobre Álgebra Nos Anos Iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional- Laiane Camões da Silva Velloso.pdf | 7,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971990/2/Produto Educacional- Laiane Camões da Silva Velloso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons