Tarefas Sobre Álgebra Nos Anos Iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCamões da Silva Velloso, Laiane-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Rosana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T20:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T20:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Laiane Camões da Silva Vellosopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971990-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais é um desafio central no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se busca articular conceitos aritméticos e algébricos de maneira integrada e significativa. Compreendendo a importância dessa articulação, este produto educacional foi elaborado com o propósito de propor tarefas que promovam interlocuções entre o pensamento algébrico e o pensamento aritmético. O material é direcionado a dois públicos principais: licenciandos em pedagogia, que futuramente atuarão como mediadores do aprendizado matemático, e alunos do ensino fundamental, nos anos iniciais. Para os licenciandos, as tarefas buscam fomentar uma compreensão mais ampla e estruturada sobre como os conceitos aritméticos podem servir como base para o pensamento algébrico, ao mesmo tempo em que desenvolvem estratégias didáticas para facilitar essa transição conceitual. Já para os estudantes do ensino fundamental, as atividades são organizadas para promover uma abordagem prática e contextualizada, permitindo que a matemática seja explorada de forma dinâmica e significativa. As tarefas foram desenvolvidas com base em teorias contemporâneas da educação matemática, como o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), e enfatizam a importância de uma aprendizagem ativa, onde os alunos constroem significados tanto aritméticos quanto algébricos. A integração entre essas duas vertentes do pensamento matemático é fundamental para evitar a fragmentação do conhecimento e para preparar os estudantes para desafios mais complexos na matemática e em outros campos do conhecimento. Este produto educacional não apenas oferece um repertório de tarefas, mas também propõe uma reflexão sobre a prática pedagógica e a formação inicial de professores. Ao interligar conceitos, estratégias e práticas, busca contribuir para a construção de um ensino de matemática mais consistente e integrador, favorecendo tanto o aprendizado dos estudantes quanto o aperfeiçoamento profissional dos futuros educadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7877 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática, Pensamento algébrico, Formação de Professores, Produção de Significados.pt_BR
Título: dc.titleTarefas Sobre Álgebra Nos Anos Iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons