Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa Amaral, Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Cruz, Willian José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T20:18:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T20:18:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Cristiane Correa Amaral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971989 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é resultado da dissertação intitulada “Uma análise de obstáculos identificados por meio da aplicação de Experimentos Mentais a um grupo de licenciandos em Matemática”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. O material visa complementar as práticas de ensino de Matemática, utilizando a metodologia dos Experimentos Mentais, fundamentada nos estudos de Cruz e na semiótica de Peirce. A pesquisa que originou este material identificou vários obstáculos de aprendizagem, incluindo aspectos epistemológicos, didáticos, ontogênicos e psicológicos, conforme os estudos de Brousseau e Almouloud. Esses obstáculos foram observados durante a aplicação dos Experimentos Mentais em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e em estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFJF. O objetivo é superar essas barreiras, apresentando atividades que utilizam a metodologia dos Experimentos Mentais, com orientações sobre os possíveis obstáculos no processo de ensino e aprendizagem dessas atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2067 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos Mentais; Obstáculos; Ensino de Matemática. | pt_BR |
Título: dc.title | Possibilidades de Experimentos Mentais para o ensino de Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons