O ENSINO DE VARIÁVEIS COMPLEXAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: NOÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSobreiro Rezende de Souza, Lecticia-
Autor(es): dc.contributor.authorMelchiades da Silva, Amarildo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T20:04:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T20:04:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Lecticia Sobreiro Rezende de Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971987-
Resumo: dc.description.abstractO presente material está configurado como um produto educacional, oriundo de pesquisa alocada em um mestrado profissional de educação matemática. O mestrado profissional é uma das modalidades de pós-graduação que atende, principalmente, profissionais que desejam se especializar e seguir estudos em sua área de atuação, mas sem o viés puramente acadêmico. É por essa e outras características que essa modalidade propicia a elaboração não só de uma pesquisa, mas também de um material, denominado produto educacional, que pode assumir diversas formas, como um site ou sequência de tarefas por exemplo, que esteja alinhado com a temática da pesquisa realizada e que seja disponibilizado para a comunidade, com as devidas descrições que tornem possível a aplicação do material por docentes que tenham esse interesse. Nosso produto educacional é composto por fichas de trabalho constituídas de textos para discussão e tarefas sobre tópicos que envolvem números complexos, com a finalidade de colocar em marcha a produção de significados de estudantes, ou seja, inserir discentes em uma situação que seja possível observar o que pode ser dito sobre determinado problema. Visamos propor características metodológicas e um material didático que tornassem possível uma disciplina de variáveis complexas que, para além dos conteúdos matemáticos trabalhados, também propiciasse uma vivência metodológica diferente da tradicional aos licenciandos e licenciandas quando ainda em formação inicial, para que quando em sala de aula, já como docentes, fossem sensíveis ao processo de ensino e aprendizagem discente. Primeiramente apresentamos as características relativas à metodologia que recomendamos para o momento de aplicação das tarefas. Nosso referencial teórico e metodológico é o Modelo dos Campos Semânticos, proposto pelo educador matemático brasileiro Romulo Campos Lins. Em seguida estão as fichas de trabalho, em ordem de aplicação, englobando assuntos que permeiam o conjunto dos números complexos, suas operações e representação geométrica. Também discutimos após cada ficha os objetivos pretendidos com a aplicação dela, além de comentários sobre as possíveis respostas esperadas. Por fim, anexamos todas as Fichas em ordem de aplicação e com os devidos espaços de resolução, para que possam ser impressas se preciso for. Esperamos que se sintam confortáveis de utilizá-las em suas salas de aula, realizando as alterações que acharem necessárias, aliás todas as salas de aulas são diferentes umas das outras. Entretanto, acreditamos que o exercício de vivenciar uma nova metodologia também faz parte de nosso processo docente, já que estamos em constante formação. Aproveitamos e te convidamos a ler a dissertação que compõe esse material, para que conheça um pouco mais sobre as motivações dessa pesquisa e a trajetória de elaboração e aplicação desse produto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2827 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação matemática; formação inicial de professores; produção de significados; variáveis complexas; ensino superior.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE VARIÁVEIS COMPLEXAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: NOÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons