
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sobreiro Rezende de Souza, Lecticia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melchiades da Silva, Amarildo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T20:04:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T20:04:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Lecticia Sobreiro Rezende de Souza | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971987 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente material está configurado como um produto educacional, oriundo de pesquisa alocada em um mestrado profissional de educação matemática. O mestrado profissional é uma das modalidades de pós-graduação que atende, principalmente, profissionais que desejam se especializar e seguir estudos em sua área de atuação, mas sem o viés puramente acadêmico. É por essa e outras características que essa modalidade propicia a elaboração não só de uma pesquisa, mas também de um material, denominado produto educacional, que pode assumir diversas formas, como um site ou sequência de tarefas por exemplo, que esteja alinhado com a temática da pesquisa realizada e que seja disponibilizado para a comunidade, com as devidas descrições que tornem possível a aplicação do material por docentes que tenham esse interesse. Nosso produto educacional é composto por fichas de trabalho constituídas de textos para discussão e tarefas sobre tópicos que envolvem números complexos, com a finalidade de colocar em marcha a produção de significados de estudantes, ou seja, inserir discentes em uma situação que seja possível observar o que pode ser dito sobre determinado problema. Visamos propor características metodológicas e um material didático que tornassem possível uma disciplina de variáveis complexas que, para além dos conteúdos matemáticos trabalhados, também propiciasse uma vivência metodológica diferente da tradicional aos licenciandos e licenciandas quando ainda em formação inicial, para que quando em sala de aula, já como docentes, fossem sensíveis ao processo de ensino e aprendizagem discente. Primeiramente apresentamos as características relativas à metodologia que recomendamos para o momento de aplicação das tarefas. Nosso referencial teórico e metodológico é o Modelo dos Campos Semânticos, proposto pelo educador matemático brasileiro Romulo Campos Lins. Em seguida estão as fichas de trabalho, em ordem de aplicação, englobando assuntos que permeiam o conjunto dos números complexos, suas operações e representação geométrica. Também discutimos após cada ficha os objetivos pretendidos com a aplicação dela, além de comentários sobre as possíveis respostas esperadas. Por fim, anexamos todas as Fichas em ordem de aplicação e com os devidos espaços de resolução, para que possam ser impressas se preciso for. Esperamos que se sintam confortáveis de utilizá-las em suas salas de aula, realizando as alterações que acharem necessárias, aliás todas as salas de aulas são diferentes umas das outras. Entretanto, acreditamos que o exercício de vivenciar uma nova metodologia também faz parte de nosso processo docente, já que estamos em constante formação. Aproveitamos e te convidamos a ler a dissertação que compõe esse material, para que conheça um pouco mais sobre as motivações dessa pesquisa e a trajetória de elaboração e aplicação desse produto. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2827 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | educação matemática; formação inicial de professores; produção de significados; variáveis complexas; ensino superior. | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE VARIÁVEIS COMPLEXAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: NOÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional - Lectícia Sobreiro.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971987/2/Produto Educacional - Lectícia Sobreiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons