
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moreira Abreu, Ellen de Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Paula, Willian José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T19:33:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T19:33:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Poduto educacional Ellen de Paula Moreira Abreu | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971982 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional “Experimentos Mentais em Matemática de Matriz Africana e Práticas Antirracistas” é resultado da dissertação “O uso da Matemática de Matriz Africana em Salas de Aulas dos Anos Iniciais da Educação Básica: o desenvolvimento de práticas antirracistas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é complementar as práticas de ensino da Matemática, promovendo a integração dos conteúdos matemáticos com as histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Baseado na abordagem dos Experimentos Mentais, que utiliza a semiótica de Peirce como referencial teórico, o material propõe atividades que incentivam a criatividade, a criticidade e a elaboração de novas formas de pensar a matemática. O produto oferece aos professores uma ferramenta inovadora para a implementação de práticas pedagógicas antirracistas e a valorização do conhecimento matemático de matriz africana. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2459 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimentos Mentais; Matemática de Matriz Africana; Práticas Antirracistas; Educação Matemática. | pt_BR |
| Título: dc.title | Experimentos Mentais em Matemática de Matriz Africana e Práticas Antirracistas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons