
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | JEVEAUX OLIVEIRA BONATTO, LUCCA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MELCHIADES DA SILVA, AMARILDO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T18:42:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T18:42:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Lucca Jeveaux Oliveira Bonatto | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971977 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional integra a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como objetivo explorar a noção de escassez no contexto do ensino de Educação Financeira Escolar. O material didático é composto por um conjunto de tarefas desenvolvidas para estudantes do Ensino Médio, buscando estimular reflexões sobre a gestão de recursos financeiros e suas implicações no cotidiano. A escassez é um conceito fundamental na economia, sendo definida como a insuficiência de recursos para atender a todas as necessidades e desejos humanos. Partindo dessa perspectiva, o material propõe que a Educação Financeira Escolar vá além do planejamento financeiro individual, abordando aspectos sociais, familiares e econômicos que influenciam as decisões financeiras dos indivíduos. O referencial teórico utilizado é baseado nos estudos de Silva e Powell (2013), que idealizam a Educação Financeira Escolar como um processo que possibilita aos estudantes desenvolverem ideias críticas e fundamentadas sobre questões financeiras. O conjunto de tarefas elaborado para esse Produto Educacional inclui quatro atividades principais: (1) análise de casos reais e fictícios para promover discussões sobre decisões financeiras em situações de escassez; (2) exercício de tomada de decisão a partir de um cenário de limitação financeira, incentivando os estudantes a refletirem sobre escolhas e consequências; (3) introdução da ideia de escassez e debate sobre sua relevância na vida cotidiana e na Educação Básica; e (4) aplicação prática da escassez em diferentes situações, permitindo a identificação da escassez em contextos variados. O material pode ser utilizado por professores como recurso didático para estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Por fim, o Produto Educacional reforça a importância da Educação Financeira Escolar no desenvolvimento de cidadãos educados financeiramente, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica da relação entre consumo, escassez e tomada de decisões. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1886 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | A NOÇÃO DE ESCASSEZ NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UM CONJUNTO DE TAREFAS PARA UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional - Lucca Jeveaux.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971977/2/Produto Educacional - Lucca Jeveaux.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons