A NOÇÃO DE ESCASSEZ NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UM CONJUNTO DE TAREFAS PARA UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJEVEAUX OLIVEIRA BONATTO, LUCCA-
Autor(es): dc.contributor.authorMELCHIADES DA SILVA, AMARILDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T18:42:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T18:42:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Lucca Jeveaux Oliveira Bonattopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971977-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional integra a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como objetivo explorar a noção de escassez no contexto do ensino de Educação Financeira Escolar. O material didático é composto por um conjunto de tarefas desenvolvidas para estudantes do Ensino Médio, buscando estimular reflexões sobre a gestão de recursos financeiros e suas implicações no cotidiano. A escassez é um conceito fundamental na economia, sendo definida como a insuficiência de recursos para atender a todas as necessidades e desejos humanos. Partindo dessa perspectiva, o material propõe que a Educação Financeira Escolar vá além do planejamento financeiro individual, abordando aspectos sociais, familiares e econômicos que influenciam as decisões financeiras dos indivíduos. O referencial teórico utilizado é baseado nos estudos de Silva e Powell (2013), que idealizam a Educação Financeira Escolar como um processo que possibilita aos estudantes desenvolverem ideias críticas e fundamentadas sobre questões financeiras. O conjunto de tarefas elaborado para esse Produto Educacional inclui quatro atividades principais: (1) análise de casos reais e fictícios para promover discussões sobre decisões financeiras em situações de escassez; (2) exercício de tomada de decisão a partir de um cenário de limitação financeira, incentivando os estudantes a refletirem sobre escolhas e consequências; (3) introdução da ideia de escassez e debate sobre sua relevância na vida cotidiana e na Educação Básica; e (4) aplicação prática da escassez em diferentes situações, permitindo a identificação da escassez em contextos variados. O material pode ser utilizado por professores como recurso didático para estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Por fim, o Produto Educacional reforça a importância da Educação Financeira Escolar no desenvolvimento de cidadãos educados financeiramente, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica da relação entre consumo, escassez e tomada de decisões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1886 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleA NOÇÃO DE ESCASSEZ NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UM CONJUNTO DE TAREFAS PARA UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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