MANUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUERREIRO, Danilo Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Anamaria Cavalcante e-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Claudia de Castro e-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO FILHO, Evalto Monte de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T16:59:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T16:59:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
identificador: dc.identifier.otherManualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971967-
Resumo: dc.description.abstract"O produto técnico intitulado Guia de aplicação de cenários de simulação para o ensino de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde é produto técnico resultante do trabalho de dissertação do discente Lennon Soares Vasconcelos e seu orientador Prof. Arnaldo Aires Peixoto. Ele está disponível no site da Educapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746060). Para o desenvolvimento desse guia, uma pesquisa foi incialmente realizada no Laboratório de Habilidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a criação de cenários de ensino de simulação realística sobre a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo posteriormente validados por juízes, podendo ser utilizados para o treinamento de equipe multiprofissional, residentes em formação ou alunos de internato médico ou de enfermagem. Posteriormente, os resultados da pesquisa realizada para a eleboração do guia foram publicados (VASCONCELOS, LENNON SOARES MESQUITA CAVALCANTE DE; ARAÚJO, TALITA VASCONCELOS MOURA; SÁ, LARA LEMOS DE; MONTEIRO, ÍTALO GUSTAVO LIMA; SILVA JÚNIOR, JOSÉ GONZAGA DA; BELTRÃO, BEATRIZ AMORIM; PEIXOTO, RAQUEL AUTRAN COELHO; PEIXOTO JUNIOR, ARNALDO AIRES. Métodos de validação de cenários de simulação realística para o ensino na saúde: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Em Saúde, v. 23,p. e14493, 2023, Qualis B1). Trata-se de uma tecnologia educacional validada, resultado de pesquisa aplicada, alinhando rigor científico à aplicabilidade prática. O material produzido é altamente relevante para o campo do ensino em saúde porque estimula o aprendizado ativo, reflexivo e experiencial; fomenta competências clínicas, técnicas e não técnicas (como comunicação e trabalho em equipe); está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação e programas de residência e promove a segurança do paciente, um dos pilares da educação contemporânea na saúde. O guia atende a demandas regionais e nacionais de saúde pública, tendo em vista que as IRAS são um grave problema de saúde pública, com alta prevalência, custo elevado e forte impacto na morbimortalidade hospitalar e que o Brasil carece de programas sistemáticos de capacitação para prevenção de IRAS, especialmente por métodos inovadores como a simulação. Sua abrangência local/regional foi observada no fato de que foi aplicado inicialmente no Complexo Hospitalar da UFC (EBSERH), referência em ensino e assistência no Nordeste, mas pode ser incorporado por instituições públicas e privadas de ensino, em programas de graduação, residência e educação continuada. Além disso, o método e estrutura do guia são adaptáveis a diversos sistemas de saúde, podendo ser traduzido e aplicado em contextos de países lusófonos, da América Latina ou em regiões com foco em segurança do paciente.Em resumo, o Guia de aplicação de cenários de simulação para o ensino de IRAS foi indicado nesse item 3.1 por ser inovador, ao propor uma tecnologia educacional validada e replicável; relevante ao fortalecer a formação técnica e pedagógica de profissionais da saúde; necessário: ao responder a uma demanda crítica da saúde pública; e impactante com abrangência do nível local ao internacional. "pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1094 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFIBROSE CISTICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTRIAGEM NEONATALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSAÚDE DA CRIANÇApt_BR
Título: dc.titleMANUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO FINALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons