Ensino Baseado em Raciocínio Clinico.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniFOApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrancis, Nacelli-
Autor(es): dc.contributor.authorAragão, Júlio César Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T02:05:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T02:05:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-10-
identificador: dc.identifier.otherEnsino Baseado em Raciocínio Clinico.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971954-
Resumo: dc.description.abstractEste manual foi desenvolvido como produto do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA como um adjuvante para o trabalho de docente de ensino e indução de Raciocínio Clínico na graduação de Medicina. O Raciocínio Clínico é uma operação mental complexa que envolve etapas sequenciais que culminam em pontos de etapas de decisão clínica (diagnóstica ou terapêutica). Frequentemente apontado como peça chave no arsenal de competências a serem adquiridas, o Raciocínio Clínico precisa de atividades de ensino especificamente voltadas para sua aprendizagem e que tenham intencionalidade e desenho voltados para sua indução, fixação e desenvolvimentos adequados. As explicações contidas neste material foram desenhadas para apoiar o desenvolvimento de competências clínicas que contribuam para uma cultura de qualidade, segurança e eficiência do atendimento firmemente baseadas na integração entre teoria e prática. Neste contexto, espera-se que as informações contidas nesta obra possam dirimir as dúvidas sobre o assunto e facilitar o processo de mediação docente para alcançar um desenvolvimento adequado e pertinente do processo de Raciocínio Clínico, facilitando o desenvolvimento dessa competência nos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio Clínicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEste manual foi desenvolvido como produto do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA como um adjuvante para o trabalho de docente de ensino e indução de Raciocínio Clínico na graduação de Medicina. O Raciocínio Clínico é uma operação mental complexa que envolve etapas sequenciais que culminam em pontos de etapas de decisão clínica (diagnóstica ou terapêutica). Frequentemente apontado como peça chave no arsenal de competências a serem adquiridas, o Raciocínio Clínico precisa de atividades de ensino especificamente voltadas para sua aprendizagem e que tenham intencionalidade e desenho voltados para sua indução, fixação e desenvolvimentos adequados. As explicações contidas neste material foram desenhadas para apoiar o desenvolvimento de competências clínicas que contribuam para uma cultura de qualidade, segurança e eficiência do atendimento firmemente baseadas na integração entre teoria e prática. Neste contexto, espera-se que as informações contidas nesta obra possam dirimir as dúvidas sobre o assunto e facilitar o processo de mediação docente para alcançar um desenvolvimento adequado e pertinente do processo de Raciocínio Clínico, facilitando o desenvolvimento dessa competência nos estudantes.rendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleEnsino Baseado em Raciocínio Clinico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do meio Ambientept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSemiologiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos