Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UniFOA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Francis, Nacelli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aragão, Júlio César Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T02:05:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T02:05:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino Baseado em Raciocínio Clinico. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual foi desenvolvido como produto do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA como um adjuvante para o trabalho de docente de ensino e indução de Raciocínio Clínico na graduação de Medicina. O Raciocínio Clínico é uma operação mental complexa que envolve etapas sequenciais que culminam em pontos de etapas de decisão clínica (diagnóstica ou terapêutica). Frequentemente apontado como peça chave no arsenal de competências a serem adquiridas, o Raciocínio Clínico precisa de atividades de ensino especificamente voltadas para sua aprendizagem e que tenham intencionalidade e desenho voltados para sua indução, fixação e desenvolvimentos adequados. As explicações contidas neste material foram desenhadas para apoiar o desenvolvimento de competências clínicas que contribuam para uma cultura de qualidade, segurança e eficiência do atendimento firmemente baseadas na integração entre teoria e prática. Neste contexto, espera-se que as informações contidas nesta obra possam dirimir as dúvidas sobre o assunto e facilitar o processo de mediação docente para alcançar um desenvolvimento adequado e pertinente do processo de Raciocínio Clínico, facilitando o desenvolvimento dessa competência nos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio Clínico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Este manual foi desenvolvido como produto do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA como um adjuvante para o trabalho de docente de ensino e indução de Raciocínio Clínico na graduação de Medicina. O Raciocínio Clínico é uma operação mental complexa que envolve etapas sequenciais que culminam em pontos de etapas de decisão clínica (diagnóstica ou terapêutica). Frequentemente apontado como peça chave no arsenal de competências a serem adquiridas, o Raciocínio Clínico precisa de atividades de ensino especificamente voltadas para sua aprendizagem e que tenham intencionalidade e desenho voltados para sua indução, fixação e desenvolvimentos adequados. As explicações contidas neste material foram desenhadas para apoiar o desenvolvimento de competências clínicas que contribuam para uma cultura de qualidade, segurança e eficiência do atendimento firmemente baseadas na integração entre teoria e prática. Neste contexto, espera-se que as informações contidas nesta obra possam dirimir as dúvidas sobre o assunto e facilitar o processo de mediação docente para alcançar um desenvolvimento adequado e pertinente do processo de Raciocínio Clínico, facilitando o desenvolvimento dessa competência nos estudantes.rendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino Baseado em Raciocínio Clinico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do meio Ambiente | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Semiologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino Baseado em Raciocínio Clínico.pdf | Livro | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971954/1/Ensino Baseado em Raciocínio Clínico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: