AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO E DA FORMAÇÃO NO MPES/FAMED/UFAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCabral Junior, Cyro Rego-
Autor(es): dc.contributor.authorFregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Maria Lusia de Morais Belo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lenilda Austrilino-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Myrtis Katille de Assunção-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Elisa Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorAntunes, Mírian Araújo Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Weidila Siqueira de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T00:36:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T00:36:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto_8.1_Relatoriopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971951-
Resumo: dc.description.abstractEste relatório apresenta os resultados de autoavaliações realizadas ao longo do quadriênio 2021–2024 com discentes do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL). A aplicação do questionário aconteceu em dois momentos com as turmas de 2021-2023 (n=31) e de 2024 (n=13). Empregou-se o mesmo questionário para os dois grupos com 56 perguntas. Link do questionário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScj2B3dEyPlfdtF8xjz9SeBqhzFCgDlWh93z9hj6K3IoJS8Vg/formResponse. As categorias analisadas foram disciplinas, pesquisa, docentes, orientadores, gestão, seleção de discentes e percepções gerais do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Os principais desafios relatados incluíram carga horária excessiva, falta de cronograma claro, dificuldade de acesso a informações e pouco apoio acadêmico, além de baixa inserção em projetos de pesquisa e extensão. Observou-se redução significativa dessas queixas ao longo do período analisado, em especial após o credenciamento de novos docentes em 2024, o que diversificou as abordagens pedagógicas e aumentou a disponibilidade de orientação. Constatou-se avanço na gestão acadêmica, maior clareza nas comunicações e uma percepção de satisfação crescente com a estrutura do programa. Conclui-se que a autoavaliação constante é essencial para identificar gargalos e otimizar as estratégias de ensino-aprendizagem, orientando a melhoria contínua do MPES.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent255 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMestrado Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação Discentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Acadêmicapt_BR
Título: dc.titleAUTOAVALIAÇÃO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO E DA FORMAÇÃO NO MPES/FAMED/UFALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa e desenvolvimento de Produtos Educacionaispt_BR
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