Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabral Junior, Cyro Rego | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lenilda Austrilino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Myrtis Katille de Assunção | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Elisa Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Antunes, Mírian Araújo Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Weidila Siqueira de Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T00:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T00:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_8.1_Relatorio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971951 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este relatório apresenta os resultados de autoavaliações realizadas ao longo do quadriênio 2021–2024 com discentes do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL). A aplicação do questionário aconteceu em dois momentos com as turmas de 2021-2023 (n=31) e de 2024 (n=13). Empregou-se o mesmo questionário para os dois grupos com 56 perguntas. Link do questionário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScj2B3dEyPlfdtF8xjz9SeBqhzFCgDlWh93z9hj6K3IoJS8Vg/formResponse. As categorias analisadas foram disciplinas, pesquisa, docentes, orientadores, gestão, seleção de discentes e percepções gerais do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Os principais desafios relatados incluíram carga horária excessiva, falta de cronograma claro, dificuldade de acesso a informações e pouco apoio acadêmico, além de baixa inserção em projetos de pesquisa e extensão. Observou-se redução significativa dessas queixas ao longo do período analisado, em especial após o credenciamento de novos docentes em 2024, o que diversificou as abordagens pedagógicas e aumentou a disponibilidade de orientação. Constatou-se avanço na gestão acadêmica, maior clareza nas comunicações e uma percepção de satisfação crescente com a estrutura do programa. Conclui-se que a autoavaliação constante é essencial para identificar gargalos e otimizar as estratégias de ensino-aprendizagem, orientando a melhoria contínua do MPES. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 255 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoavaliação Discente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Acadêmica | pt_BR |
Título: dc.title | AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO E DA FORMAÇÃO NO MPES/FAMED/UFAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Ensino na Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa e desenvolvimento de Produtos Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_8.1_Relatorio.pdf | 254,34 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971951/2/Produto_8.1_Relatorio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons