Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ayoub, Sahar Mahmoud | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Mauricio Capobianco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-23T22:59:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-23T22:59:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sahar.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971948 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação de Sahar Mahmoud Ayoub, intitulada “O ensino de funções afim com base em sala de aula invertida e rotação por estações”, orientada por Mauricio Capobianco Lopes, no contexto da linha de pesquisa Mídias e Tecnologias no Ensino do Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Neste material é apresentada uma sequência didática para a implementação do ensino híbrido na modalidade de sala de aula invertida e rotação por estações para o ensino de funções afim. Inicialmente apresentamos um breve referencial teórico da dissertação que norteia esse produto educacional, com ênfase no ensino híbrido com as técnicas de sala de aula invertida e rotação por estações, bem como a semiótica que foi utilizada nas atividades presenciais da sala de aula invertida. Em seguida, detalhamos como a sequência didática pode ser utilizada em sala de aula por qualquer professor que deseja diversificar sua prática. Tanto para a sala de aula invertida como para a rotação por estações, as atividades estão divididas em três temas: plano cartesiano, função afim e problemas envolvendo função afim. Para a sala de aula invertida são apresentados os materiais indicados para o momento on-line compostos por vídeos e atividades disponíveis na Khan Academy. Para a rotação por estações é detalhado como organizar um circuito de atividades, com possibilidades de práticas a serem realizadas pelos estudantes. Para cada estação apresentam-se seus objetivos e tempo estimado. Destaca-se que a proposta apresentada nesta sequência é de um roteiro simples e objetivo para implementação do ensino híbrido em uma escola com poucos recursos tecnológicos e que pode se beneficiar da flexibilidade do sistema de rotação por estações e da sala de aula invertida. Essa perspectiva aumenta a possibilidade de replicação em outros contextos educacionais. Espera-se que essa leitura possa contribuir com a prática docente, tornando as atividades de sala de aula mais dinâmicas, colaborativas e com o uso tecnologias, proporcionando mais autonomia e engajamento dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1248kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais na educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sala de aula invertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | função afim | pt_BR |
Título: dc.title | Função Afim: Sequência Didática com base no Ensino Híbrido | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sahar.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971948/2/Sahar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons