Função Afim: Sequência Didática com base no Ensino Híbrido

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAyoub, Sahar Mahmoud-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Mauricio Capobianco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-23T22:59:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-23T22:59:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-
identificador: dc.identifier.otherSahar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971948-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Sahar Mahmoud Ayoub, intitulada “O ensino de funções afim com base em sala de aula invertida e rotação por estações”, orientada por Mauricio Capobianco Lopes, no contexto da linha de pesquisa Mídias e Tecnologias no Ensino do Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Neste material é apresentada uma sequência didática para a implementação do ensino híbrido na modalidade de sala de aula invertida e rotação por estações para o ensino de funções afim. Inicialmente apresentamos um breve referencial teórico da dissertação que norteia esse produto educacional, com ênfase no ensino híbrido com as técnicas de sala de aula invertida e rotação por estações, bem como a semiótica que foi utilizada nas atividades presenciais da sala de aula invertida. Em seguida, detalhamos como a sequência didática pode ser utilizada em sala de aula por qualquer professor que deseja diversificar sua prática. Tanto para a sala de aula invertida como para a rotação por estações, as atividades estão divididas em três temas: plano cartesiano, função afim e problemas envolvendo função afim. Para a sala de aula invertida são apresentados os materiais indicados para o momento on-line compostos por vídeos e atividades disponíveis na Khan Academy. Para a rotação por estações é detalhado como organizar um circuito de atividades, com possibilidades de práticas a serem realizadas pelos estudantes. Para cada estação apresentam-se seus objetivos e tempo estimado. Destaca-se que a proposta apresentada nesta sequência é de um roteiro simples e objetivo para implementação do ensino híbrido em uma escola com poucos recursos tecnológicos e que pode se beneficiar da flexibilidade do sistema de rotação por estações e da sala de aula invertida. Essa perspectiva aumenta a possibilidade de replicação em outros contextos educacionais. Espera-se que essa leitura possa contribuir com a prática docente, tornando as atividades de sala de aula mais dinâmicas, colaborativas e com o uso tecnologias, proporcionando mais autonomia e engajamento dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1248kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitais na educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsala de aula invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfunção afimpt_BR
Título: dc.titleFunção Afim: Sequência Didática com base no Ensino Híbridopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Sahar.pdf1,25 MBAdobe PDF/bitstream/capes/971948/2/Sahar.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons