INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL O Futuro da Educação e da Medicina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário de Volta Redondapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchettino, Braz-
Autor(es): dc.contributor.authorLoureiro, Lucrecia Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-23T21:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-23T21:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-10-
identificador: dc.identifier.otherBraz Shchettinopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971946-
Resumo: dc.description.abstractA Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 pode ser utilizada tanto no ambiente de trabalho das indústrias quanto na área da saúde. Essa tecnologia está transformando todas as áreas da nossa sociedade porque proporciona a substituição da mão de obra humana pela robotizada. Em 2020, as tecnologias da saúde 4.0 enfrentaram seu maior teste até hoje. Confrontados com a crise sanitária provocada pelo Coronavírus, os estabelecimentos de saúde foram forçados a adotar medidas extraordinárias para proteger as pessoas e manter os atendimentos. Mas, além desses desafios, a crise está colocando o futuro dos profissionais médicos sob uma nova pressão. Dentre as tecnologias desenvolvidas, a Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquinas têm potencial para repercutir de forma significativa na prática médica e na imprescindibilidade do médico como protagonista do processo de cuidado. Tendo em vista essa possibilidade, o objetivo principal da pesquisa foi apresentar uma proposta crítico reflexiva sobre a Inteligência Artificial na perspectiva de uma prática humanizada educativa e participativa em medicina, traçando estratégias educacionais que visem a instrumentalização dos novos profissionais, para que possam melhor se adequar às demandas desse futuro mercado de trabalho. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa prospectiva ancorada em levantamento bibliográfico acerca das tendências do mercado de trabalho, buscando reconhecer e antecipar as tendências desse futuro próximo, a fim de promover estratégias de adequação do ensino médico. O produto final é uma página na web, www.educaseculo21.com.br, em que as ideias principais em relação às estratégias para a formação de novos médicos serão expostas de forma clara, objetivando a fácil compreensão, e, principalmente, a atualização em tempo real, que permitirá a adequação do seu conteúdo e sua linguagem à nova realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent100pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuarta revolução industrialpt_BR
Título: dc.titleINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL O Futuro da Educação e da Medicinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.