MAPEAMENTO CONCEITUAL DO TRATO GASTROINTESTINAL E PROCESSOS RELACIONADOS PRODUZIDO EM GRUPO TUTORIAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Beatriz Terto de-
Autor(es): dc.contributor.authorFregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
Autor(es): dc.contributor.authorCabral Junior, Cyro Rego-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Maria Lusia de Morais Belo-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Weidila Siqueira de Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Elisa Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lenilda Austrilino-
Autor(es): dc.contributor.authorAntunes, Mírian Araújo Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Myrtis Katille de Assunção-
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Luísa Robalinho de-
Autor(es): dc.contributor.authorLaranjeira, Ana Clara Monteiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Clodoaldo Lopes da-
Autor(es): dc.contributor.authorPedroza, Lais Quintiliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-23T01:19:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-23T01:19:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
identificador: dc.identifier.otherMAPEAMENTO CONCEITUAL DO TRATO GASTROINTESTINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971915-
Resumo: dc.description.abstractA construção de mapas conceituais é uma estratégia pedagógica fundamental no ensino médico, promovendo a organização do conhecimento e a correlação entre conceitos essenciais. Este estudo apresenta o mapeamento conceitual do Caso Motivador 1, desenvolvido no Módulo II do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A análise foi baseada nas respostas elaboradas pelo grupo tutorial a partir das oito perguntas formuladas na abertura do caso, abordando temas como a anatomia e histologia do trato gastrointestinal, o processo de deglutição, a formação dos arcos faríngeos, a funcionalidade das moléculas de adesão e o impacto das neoplasias nas organelas celulares. Além disso, o estudo discute a atuação dos profissionais de saúde no manejo clínico e as implicações éticas relacionadas à glossectomia parcial. A metodologia utilizada fundamenta-se na aprendizagem baseada em problemas (ABP), promovendo uma abordagem ativa e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent406pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMapa Conceitualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTutoríapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrato Gastrointestinalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCavidade Bucalpt_BR
Título: dc.titleMAPEAMENTO CONCEITUAL DO TRATO GASTROINTESTINAL E PROCESSOS RELACIONADOS PRODUZIDO EM GRUPO TUTORIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL ENSINO NA SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTUTORIA EM MEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.