DIAGRAMAS, MAPAS E INFOGRÁFICOS: comunidade acadêmica no zenodo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Maria Lusia de Morais Belo-
Autor(es): dc.contributor.authorCabral Junior, Cyro Rego-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Elisa Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lenilda Austrilino-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Myrtis Katille de Assunção-
Autor(es): dc.contributor.authorAntunes, Mírian Araújo Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Weidila Siqueira de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T19:03:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T19:03:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto_9_Pesquisa_e_Desenvolvimento_de_Produto_-_2024[1]pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971908-
Resumo: dc.description.abstractA utilização de recursos visuais como mapas conceituais, infográficos e diagramas tem se mostrado eficaz na comunicação de conteúdos complexos, sobretudo nos contextos acadêmico e científico. Esses elementos favorecem a organização e compreensão das informações por diversos públicos. Diagramas, como os de Venn e fluxogramas, auxiliam na visualização de relações entre conceitos, promovendo uma aprendizagem significativa. Mapas conceituais têm sido aplicados no ensino como ferramentas didáticas importantes, apesar da limitada adesão por parte dos docentes, muitas vezes pela falta de familiaridade com metodologias apropriadas. Na formação continuada, esses mapas contribuem para a transformação das práticas pedagógicas, principalmente quando aliados a oficinas e metodologias ativas. Os infográficos, por sua vez, aliam texto e elementos gráficos para facilitar o entendimento, sendo bem aceitos pelos alunos, embora ainda pouco explorados. Embora os dados sobre sua eficácia sejam escassos, estudos apontam que são tão úteis quanto os materiais tradicionais. Com o intuito de promover o intercâmbio de experiências sobre o uso dessas ferramentas, foi criada a comunidade virtual “Diagramas, Mapas e Infográficos”, hospedada na plataforma Zenodo. Inicialmente voltada para os discentes do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES/UFAL), a comunidade hoje reúne produções de diversas instituições, sob curadoria especializada que garante a qualidade do material publicado. Com diretrizes específicas de submissão e uma proposta editorial estruturada, o repositório se consolida como referência no apoio a práticas pedagógicas inovadoras, críticas e inclusivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent260 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInfográficospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiagramaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleDIAGRAMAS, MAPAS E INFOGRÁFICOS: comunidade acadêmica no zenodopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa e desenvolvimento de Produtos Educacionaispt_BR
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