
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Lucilene Batista | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Benício, Antonia Janes de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vergara, Mariela Viviana Montecinos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Dirceu da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Márcio Rosário da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-22T17:13:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-22T17:13:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Pesquisas Contemporâneas 6 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971905 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O processo educacional está em constante evolução, impulsionado pelas inovações tecnológicas e pelo aprofundamento do entendimento das necessidades cognitivas e emocionais dos alunos. A educação do século XXI exige uma abordagem multidisciplinar, que integre conhecimentos das mais diversas áreas para promover um ensino mais inclusivo, eficiente e adaptado às necessidades do aluno moderno. Esta obra reúne temas contemporâneos e essenciais para o aprimoramento do ensino-aprendizagem, com ênfase nas novas ferramentas pedagógicas e no papel da psicopedagogia, das tecnologias digitais e da inteligência artificial. Em cada capítulo, exploraremos como diferentes abordagens e recursos podem transformar a educação, desde o uso de tecnologias integradas na sala de aula até as contribuições da neurociência e da psicopedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem. A inteligência artificial, que vem ganhando destaque na educação a distância, será comprovada com foco na sua relevância para a personalização do ensino e na melhoria da experiência dos alunos. Além disso, discutiremos como a aprendizagem autogerida, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação do design instrucional podem contribuir para a construção de um currículo mais dinâmico e eficiente, promovendo uma formação eficiente. Esta coletânea visa fornecer não apenas uma visão teórica sobre esses temas, mas também apresentar práticas e reflexões que podem ser aplicadas no cotidiano educacional, sempre com o objetivo de preparar os alunos para um mundo cada vez mais digital, globalizado e exigente. Convidamos você, leitor, a refletir sobre os conteúdos apresentados e a aplicar os conceitos e estratégias planejadas no seu próprio contexto educacional. Seja você um professor, coordenador ou estudante, as ideias e abordagens aqui compartilhadas têm o potencial de impactar com certeza o processo de ensino e aprendizagem. O caminho para a construção de uma educação mais inclusiva, inovadora e transformadora depende da colaboração de todos os envolvidos nesse processo. Acreditamos que a verdadeira mudança ocorre quando nos engajamos em uma aprendizagem contínua e aberta, buscando adotar novas abordagens e aprimorar o que já praticamos. Que esta obra seja uma fonte de inspiração e um convite à ação, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico, eficiente e alinhado com as necessidades do mundo contemporâneo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1101 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Liberdade na educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Pesquisas Contemporâneas na Educação Moderna - Volume 6 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Pesquisas Contemporâneas 6.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971905/2/Pesquisas Contemporâneas 6.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons