Geografia em Libras - ensino sobre Globalização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Bárbara Nielsen Brum-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T12:38:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T12:38:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/channel/UCwDBoP8WT_H0T0l6Xz0oqtA-
identificador: dc.identifier.otherGeografia em Libras - globalizaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971897-
Resumo: dc.description.abstractAo garantir os direitos da comunidade surda, documentos como a Lei de Libras 10.436/2002 e o Decreto n.º 5.626/2005 reconheceram a Língua Brasileira de Sinais – Libras - como meio legal de comunicação e expressão e língua de instrução no processo de ensino-aprendizagem de aprendizes surdos. Oferecer material didático bilíngue a esses alunos é uma forma de contribuir com uma educação mais justa e acessível, como parte de uma política linguística prevista há décadas, respeitando-se, sobretudo, a diferença linguística e cultural dos alunos surdos e possibilitando, efetivamente, o processo de inclusão. O conceito de Globalização deve ser abordado na disciplina de Geografia como conteúdo curricular, tendo em vista sua importância para a vida social do indivíduo, assim como a relação com o cotidiano de grande parte das pessoas (BNCC/BRASIL, 2018). Este estudo se baseia em referenciais teóricos (QUADROS, 1997; SKLIAR, SANTOS, 2000; PORTO GONÇALVES, 2006; PONTUSCHKA, PAGANELLI e CACETE, 2007; ARRUDA, 2015) e em documentos legais que amparam a educação de surdos e educação especial (BRASIL, 1996; BRASIL, 2002; BRASIL, 2005; BRASIL, 2015; PCN/BRASIL, 2017; BNCC/BRASIL, 2018), realizando uma pesquisa exploratória e qualitativa (GIL, 2002). Para verificar se os conteúdos sobre Globalização são apropriados e adequados para aprendizes surdos em livros didáticos disponibilizados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), foi realizada análise em dez livros didáticos de Geografia do segundo segmento do Ensino Fundamental, cuja análise revelou a inadequação dos materiais para esse público-alvo. Diante disso, o produto desta pesquisa de mestrado consiste em uma videoaula na modalidade bilíngue (Libras e Português escrito), dividida em três etapas, sobre o referido conceito para aprendizes surdos matriculados no oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, que foi avaliada e aprovada por um grupo de professores dessa disciplina de uma instituição bilíngue de ensino (INES), validando, dessa forma, o estudo realizado no curso de Mestrado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeo do Youtubept_BR
Idioma: dc.language.isooutropt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia, Globalização, Educação de Surdos, Material Didático Bilínguept_BR
Título: dc.titleGeografia em Libras - ensino sobre Globalizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto do curso de Mestrado Profissionalpt_BR
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