Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ximenes, Ana Paula Matos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-22T03:02:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-22T03:02:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/n01KOjEKxe0 | - |
identificador: dc.identifier.other | MESTRADO OFICIAL ANA PAULA XIMENES | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Sistema Solar em Libras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971895 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante de um cenário em que se busca cada vez mais ações e implementações de políticas públicas em prol da inclusão e da acessibilidade, é importante proporcionar aos alunos acesso aos contextos escolares que oferecem condições dignas de ensino e aprendizagem. Com relação aos alunos surdos, não basta o acesso, mas também a permanência nas escolas, o que se pode conseguir com o uso de estratégias de ensino adequadas e de recursos pedagógicos e linguísticos pertinentes, que atendam às suas necessidades visuais e culturais, por meio de uma perspectiva bilíngue – Libras e Língua Portuguesa escrita (BRASIL, 2002; 2005). Esta pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo (GIL, 2008; 2010), pois se trata de uma reflexão sobre o ensino O Sistema Solar para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, a partir de experiências de uma professora surda, autora da pesquisa. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a realidade desse público-alvo em ambientes escolares regulares e bilíngues, trazendo uma proposta de materiais didáticos autênticos para alunos da referida série. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre aspectos legais importantes para a educação de surdos, entre eles: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Lei e Decreto de Libras (BRASIL, 2002; 2005), Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), Plano Nacional de Educação (2011 – 2020), Base Nacional Comum Curricular (2017), além de fundamentação sobre o ensino para discentes surdos, com destaque para os recursos visuais e bilíngues, como estudos pautados por Lebedeff (2006), Campello (2008), Cruz e Moraes (2016; 2020). O resultado da pesquisa culminou em uma videoaula em Libras sobre o sistema solar e recursos didáticos lúdicos, tais como jogo de dominó e jogo da memória, para seleção e assimilação da aprendizagem dos alunos surdos. Espera-se que o estudo contribua para a ampliação de materiais pedagógicos voltados para aprendizes surdos com base em perspectiva bilíngue – Libras e Português escrito e que conscientize profissionais no sentido de pensar e execute a educação bilíngue de forma adequada e condizente com as necessidades dos aprendizes surdos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13min59seg | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | vídeo do Youtube | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | https://youtu.be/n01KOjEKxe0 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | outro | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino para Surdos, Educação Bilíngue – Libras e português escrito, Videoaula em Libras sobre Sistema Solar, Material Didático para surdos, Ensino Fundamental. | pt_BR |
Título: dc.title | MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE (LIBRAS E PORTUGUÊS) PARA O ENSINO DO SISTEMA SOLAR A ALUNOS SURDOS: CAMINHOS PARA LETRAMENTO EM PEDAGOGIA VISUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto do curso de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons