MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE (LIBRAS E PORTUGUÊS) PARA O ENSINO DO SISTEMA SOLAR A ALUNOS SURDOS: CAMINHOS PARA LETRAMENTO EM PEDAGOGIA VISUAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXimenes, Ana Paula Matos-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T03:02:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T03:02:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/n01KOjEKxe0-
identificador: dc.identifier.otherMESTRADO OFICIAL ANA PAULA XIMENESpt_BR
identificador: dc.identifier.otherSistema Solar em Libraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971895-
Resumo: dc.description.abstractDiante de um cenário em que se busca cada vez mais ações e implementações de políticas públicas em prol da inclusão e da acessibilidade, é importante proporcionar aos alunos acesso aos contextos escolares que oferecem condições dignas de ensino e aprendizagem. Com relação aos alunos surdos, não basta o acesso, mas também a permanência nas escolas, o que se pode conseguir com o uso de estratégias de ensino adequadas e de recursos pedagógicos e linguísticos pertinentes, que atendam às suas necessidades visuais e culturais, por meio de uma perspectiva bilíngue – Libras e Língua Portuguesa escrita (BRASIL, 2002; 2005). Esta pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo (GIL, 2008; 2010), pois se trata de uma reflexão sobre o ensino O Sistema Solar para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, a partir de experiências de uma professora surda, autora da pesquisa. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a realidade desse público-alvo em ambientes escolares regulares e bilíngues, trazendo uma proposta de materiais didáticos autênticos para alunos da referida série. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre aspectos legais importantes para a educação de surdos, entre eles: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Lei e Decreto de Libras (BRASIL, 2002; 2005), Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), Plano Nacional de Educação (2011 – 2020), Base Nacional Comum Curricular (2017), além de fundamentação sobre o ensino para discentes surdos, com destaque para os recursos visuais e bilíngues, como estudos pautados por Lebedeff (2006), Campello (2008), Cruz e Moraes (2016; 2020). O resultado da pesquisa culminou em uma videoaula em Libras sobre o sistema solar e recursos didáticos lúdicos, tais como jogo de dominó e jogo da memória, para seleção e assimilação da aprendizagem dos alunos surdos. Espera-se que o estudo contribua para a ampliação de materiais pedagógicos voltados para aprendizes surdos com base em perspectiva bilíngue – Libras e Português escrito e que conscientize profissionais no sentido de pensar e execute a educação bilíngue de forma adequada e condizente com as necessidades dos aprendizes surdos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13min59segpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeo do Youtubept_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttps://youtu.be/n01KOjEKxe0pt_BR
Idioma: dc.language.isooutropt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino para Surdos, Educação Bilíngue – Libras e português escrito, Videoaula em Libras sobre Sistema Solar, Material Didático para surdos, Ensino Fundamental.pt_BR
Título: dc.titleMATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE (LIBRAS E PORTUGUÊS) PARA O ENSINO DO SISTEMA SOLAR A ALUNOS SURDOS: CAMINHOS PARA LETRAMENTO EM PEDAGOGIA VISUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto do curso de Mestrado Profissionalpt_BR
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