Guia Pedagógico - Sequência Didática em Letramento Matemático: o ensino de números racionais no 5º Ano do Ensino Fundamental por meio de jogos matemáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNamora, Ines Cabrera-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Michel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T01:34:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T01:34:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PEDAGÓGICO – SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LETRAMENTO MATEMÁTICO: O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE JOGOS MATEMÁTICOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971894-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional refere-se ao Guia Educacional no contexto da Educação Matemática. Pertence à dissertação intitulada: LETRAMENTO MATEMÁTICO: O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O projeto incorpora a dissertação, como Produto Educacional. Tem como propósito oferecer material de apoio docente na perspectiva do Letramento Matemático e representar utilidade para educadores de 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em Números Racionais por meio dos jogos matemáticos. Foi elaborado para contribuir como estudo e fonte de pesquisa, repertoriar o fazer docente e beneficiar o ensino desse tema bastante abrangente e desafiador, pela ótica do estudante e do professor. O guia pedagógico foi elaborado a partir da pesquisa em uma escola pública municipal de Cubatão com estudantes de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico adotou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação e contribuição acerca do tema pesquisado. Como aporte para a produção desta pesquisa e como referências bibliográficas, foram pesquisados teóricos análogos à temática e publicações disponíveis. O estudo foi guiado por uma abordagem de natureza qualitativa, que percebe a realidade em que está inserida como um processo social. À luz do referencial teórico foi construída uma sequência didática, como produto educacional. A produção da Sequência Didática foi aportada na vivência prática e de observação com a turma investigada. Tem intenção de subsidiar o trabalho pedagógico dos profissionais da educação que ensinam Matemática e que apresentem dificuldades para apresentar e explanar os conceitos de números racionais e frações. O citado material dialoga com o fluxo da pesquisa realizada no cenário educacional foi reorganizado após a análise dos dados obtidos e encontra-se encartado ao corpo da dissertação, sendo parte idiossincrática da pesquisa realizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros Racionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleGuia Pedagógico - Sequência Didática em Letramento Matemático: o ensino de números racionais no 5º Ano do Ensino Fundamental por meio de jogos matemáticospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons