Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Andrea de Cassia Alarcon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-22T20:31:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-22T20:31:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Andrea de Cassia Alarcon Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971884 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática foi construída, inicialmente, com três atividades. A primeira é composta por: um problema convencional, a exposição e explicação dos passos de Polya (1995) para solução de um problema, algumas reflexões em torno do problema e passos para solução. A segunda atividade é composta por quatro problemas com falta de dados e alguns exercícios de reflexão. Por fim, a terceira atividade é composta por três problemas com excesso de dados. A todo o momento ao longo da aplicação da sequência didática são sugeridas reflexões e discussões sobre os problemas e sua(s) solução(s). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3022K | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Domínios do conhecimento Matemático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas abertos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas não rotineiros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criticidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FALTA OU COM EXCESSO DE DADOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons