Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabral Junior, Cyro Rego | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Myrtis Katille de Assunção | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lenilda Austrilino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Antunes, Mírian Araújo Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Weidila Siqueira de Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Elisa Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-22T17:01:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-22T17:01:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_4_Pesquisa_e_Desenvolvimento_de_Produto_-_2024[1] | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971880 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Boletim de Destaques dos Egressos é uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da formação acadêmica e profissional dos egressos da pós-graduação, especialmente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Hospedado na plataforma Zenodo, o repositório promove a divulgação de experiências exitosas e inovações de ex-alunos, funcionando como um espaço dinâmico e de livre acesso. A publicação é organizada anualmente em parceria com a Quick Mind Editora e Treinamentos Ltda, recebendo também colaborações voluntárias da comunidade acadêmica. Inicialmente focado em relatos do MPES, o boletim passou a aceitar contribuições externas alinhadas aos critérios metodológicos do programa, promovendo o intercâmbio de vivências educacionais. Todos os trabalhos são avaliados criteriosamente por especialistas quanto à coerência metodológica, clareza, relevância temática e contribuição ao campo da educação em saúde. O repositório, além de ser uma memória institucional, permite o acompanhamento da trajetória dos egressos por até cinco anos após a conclusão do curso, favorecendo a análise do impacto formativo. A importância desse monitoramento foi reforçada pelas diretrizes da CAPES para a Coleta 2021-2024, que passou a considerar a trajetória dos egressos como indicador qualitativo e parte essencial da avaliação dos programas. São analisados aspectos como inserção profissional, produção intelectual, continuidade da formação e contribuição socioeconômica. A CAPES também recomenda o uso de ferramentas como formulários, redes sociais profissionais, e sistemas integrados como Lattes e ORCID para aprimorar o monitoramento. As instituições, por sua vez, são incentivadas a manter contato contínuo com os egressos, promovendo mentorias, pesquisas e outras formas de cooperação. A comunidade do boletim pode ser acessada pelo link https://zenodo.org/communities/destaques-egressos-mpes-famed-ufal/, servindo como uma fonte inspiradora de relatos e materiais educacionais voltados à inovação no ensino em saúde. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 268 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Saúde | pt_BR |
Título: dc.title | BOLETIM DE DESTAQUES DOS EGRESSOS: comunidade acadêmica no zenodo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Ensino na Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa e desenvolvimento de Produtos Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_4_Pesquisa_e_Desenvolvimento_de_Produto_-_2024[1].pdf | 267,47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971880/2/Produto_4_Pesquisa_e_Desenvolvimento_de_Produto_-_2024[1].pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons