BOLETIM DE DESTAQUES DOS EGRESSOS: comunidade acadêmica no zenodo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
Autor(es): dc.contributor.authorCabral Junior, Cyro Rego-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Maria Lusia de Morais Belo-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Myrtis Katille de Assunção-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lenilda Austrilino-
Autor(es): dc.contributor.authorAntunes, Mírian Araújo Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Weidila Siqueira de Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Elisa Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T17:01:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T17:01:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto_4_Pesquisa_e_Desenvolvimento_de_Produto_-_2024[1]pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971880-
Resumo: dc.description.abstractO Boletim de Destaques dos Egressos é uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da formação acadêmica e profissional dos egressos da pós-graduação, especialmente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Hospedado na plataforma Zenodo, o repositório promove a divulgação de experiências exitosas e inovações de ex-alunos, funcionando como um espaço dinâmico e de livre acesso. A publicação é organizada anualmente em parceria com a Quick Mind Editora e Treinamentos Ltda, recebendo também colaborações voluntárias da comunidade acadêmica. Inicialmente focado em relatos do MPES, o boletim passou a aceitar contribuições externas alinhadas aos critérios metodológicos do programa, promovendo o intercâmbio de vivências educacionais. Todos os trabalhos são avaliados criteriosamente por especialistas quanto à coerência metodológica, clareza, relevância temática e contribuição ao campo da educação em saúde. O repositório, além de ser uma memória institucional, permite o acompanhamento da trajetória dos egressos por até cinco anos após a conclusão do curso, favorecendo a análise do impacto formativo. A importância desse monitoramento foi reforçada pelas diretrizes da CAPES para a Coleta 2021-2024, que passou a considerar a trajetória dos egressos como indicador qualitativo e parte essencial da avaliação dos programas. São analisados aspectos como inserção profissional, produção intelectual, continuidade da formação e contribuição socioeconômica. A CAPES também recomenda o uso de ferramentas como formulários, redes sociais profissionais, e sistemas integrados como Lattes e ORCID para aprimorar o monitoramento. As instituições, por sua vez, são incentivadas a manter contato contínuo com os egressos, promovendo mentorias, pesquisas e outras formas de cooperação. A comunidade do boletim pode ser acessada pelo link https://zenodo.org/communities/destaques-egressos-mpes-famed-ufal/, servindo como uma fonte inspiradora de relatos e materiais educacionais voltados à inovação no ensino em saúde.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent268 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEgressospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInovação Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Saúdept_BR
Título: dc.titleBOLETIM DE DESTAQUES DOS EGRESSOS: comunidade acadêmica no zenodopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa e desenvolvimento de Produtos Educacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons