Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Moiseis Emerson Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T20:22:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T20:22:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTACAO MOISEIS EPS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971841 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, propomos analisar o uso de fontes históricas em sala de aula sobre o Garimpo de Serra Pelada, localizado na região sudeste do Pará, que funcionou entre os anos de 1980 a 1992. Nosso objetivo é compreender como o trabalho com jornais impressos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes em relação à história local. Para isso, utilizamos reportagens do Jornal do Brasil que retrataram o cotidiano e o funcionamento da atividade garimpeira. Metodologicamente, fundamentamos este trabalho no modelo de sequências didáticas proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, culminando com a confecção de um jornal histórico escolar. O estudo foi realizado com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curionópolis no Estado do Pará. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que abordam o ensino de história, incluindo autores vinculados às discussões sobre educação histórica e história escolar, como Maria Auxiliadora Schmidt e Circe Bittencourt. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,7mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jornais em sala de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serra Pelada | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA LOCAL DO GARIMPO DE SERRA PELADA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO MOISEIS EPS.pdf | 6,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971841/2/DISSERTACAO MOISEIS EPS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons