COOPERAR: Uma proposta de Jogos Cooperativos para repensar valores nas aulas de Educação Física Escolar

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí - UESPIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Ângela Carla Cruz Vieira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T19:57:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T19:57:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
identificador: dc.identifier.otherRECURSO EDUCACIONAL - Livro Cooperar - Ângela Carlapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971840-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é um produto educacional construído a partir da dissertação de Mestrado intitulada “As contribuições dos Jogos Cooperativos na educação integral dos escolares das séries finais do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Camocim - CE” e foi gestada a partir da compreensão de que a Educação Física Escolar, ao longo dos anos, passou por diversas modificações tanto em relação aos seus objetivos, quanto em suas propostas educacionais. Inicialmente ela surge como uma atividade prática, posteriormente passa a ser considerada uma disciplina obrigatória para os educandos, sofrendo influências de diversas tendências e também por várias formas de abordagens. Independentemente de qualquer época da história, mas com particularidades diferenciadas, a Educação Física teve como universo de estudo, a cultura corporal, que se constitui em uma combinação complexa de valores, representações e significados, que a sociedade atribui ao corpo e ao movimento, dentro de um contexto histórico-cultural específico e singular. Em relação às diversas práticas corporais estudadas pela Educação Física Escolar, os jogos cooperativos se apresentam como um dos grandes objetos de conhecimento da componente curricular, devido a inúmeros fatores que vão desde a flexibilização das regras, adaptação de espaços e materiais, facilidade de organização e execução, inclusão dos participantes e as diversas contribuições motoras, cognitivas, afetivas e sociais que eles oferecem aos seus praticantes, uma vez que esses aspectos estão inter-relacionados nas diversas situações de jogo, favorecendo o desenvolvimento integral dos educandos. Ao utilizar os jogos cooperativos nas aulas, considerando suas abordagens conceituais, procedimentais e atitudinais, os escolares podem se desenvolver de forma integral, através da ludicidade, da criatividade e da sua corporeidade. A prática de jogos cooperativos contribui no processo de ensino-aprendizagem como um todo, transforma o educando em sujeito criador e transformador do seu próprio conhecimento, ou seja, ele constrói o seu saber, através de experiências adquiridas pela vivência em grupo, que contribuirá para o seu crescimento pessoal, social e intelectual. Embora sua finalidade pedagógica seja a participação, a inclusão, a coletividade e outros aspectos voltados para o desenvolvimento psicossocial dos educandos, os jogos cooperativos movimentam o corpo e isso gera benefícios no desenvolvimento motor, influenciando positivamente nas habilidades motoras básicas. Assim como também, ao participar desses tipos de jogos, os educandos colocam em atividade o desenvolvimento cognitivo, através da atenção, memória, foco, raciocínio e criatividade. Por isso é que esse livro tem em sua construção a finalidade de contribuir com o campo da Educação Física Escolar e servir de instrumento orientador, reflexão e pesquisa para professores de Educação Física da Educação Básica, pois os jogos cooperativos geram benefícios para o desenvolvimento afetivo, pois ao jogar coletivamente, os discentes trabalham a empatia, solidariedade, confiança, respeito mútuo, senso de responsabilidade, obediência às regras, iniciativa pessoal e coletiva, dentre outras competências afetivas. Em vista disso, os jogos cooperativos podem contribuir na educação integral dos escolares, propiciando uma educação de corpo inteiro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.106 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos Cooperativospt_BR
Título: dc.titleCOOPERAR: Uma proposta de Jogos Cooperativos para repensar valores nas aulas de Educação Física Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Física em Rede - UNESP/UESPIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROEF

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