A Sociologia e o novo livro didático: Notas acerca da influência das Ciências Sociais no Processo de Integração Curricular do PNLD 2021

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXaves, Anne Vitória Leite-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Túlio Augusto Velho Barreto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T19:14:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T19:14:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
identificador: dc.identifier.otherARTIGO-CONEDU-ANNE-XAVESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971836-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo evidenciar o espaço ocupado pela disciplina da Sociologia na primeira leva de livros didáticos produzidos após o processo de integração curricular adotado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de sua edição para o ano de 2021. No que tange à antiga situação desse componente dentro do programa, as obras da disciplina só vieram a ser efetivamente incluídas a partir das seleções para o ano de 2012, três anos após a promulgação da lei 11.684/2008, responsável por instituir a obrigatoriedade do ensino da Sociologia e Filosofia para os três anos do Ensino Médio. Desta forma, restritas a essa etapa do ensino, a avaliação e renovação das obras didáticas de ambos os componentes também ficaram restritas ao intervalo de triênios, tendo após a primeira edição de 2012 apenas mais dois processos de seletivos para a disciplina, em 2015 e 2018, respectivamente. A partir da Lei no 13.415/2017, que alterou a LDB 9.394/1996, oficializou-se uma ampla reforma nos currículos nacionais do Ensino Médio, a qual implicou na perda da obrigatoriedade do ensino da disciplina para todas as séries dessa etapa educacional. Nestes novos livros didáticos, a Sociologia acabou por ser compilada em sua grande área de estudo, apresentando não mais livros exclusivos, cujos conteúdos agora apenas integrariam as obras das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Utilizando-se do método da análise de conteúdo, empregado para o exame do Guia do Livro Didático das CHSA de 2021, cartilha que reúne os pareceres técnico-didáticos dessas obras, pretendeu-se mensurar a presença da Sociologia neste novo modelo através de referências implícitas e explícitas aos conceitos, temas, teorias e metodologias próprias das Ciências Sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent647 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
Título: dc.titleA Sociologia e o novo livro didático: Notas acerca da influência das Ciências Sociais no Processo de Integração Curricular do PNLD 2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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